Pré-adolescentes Currículo
2022/2023 - A
Segunda Vinda de Cristo e o Mundo Vindouro
Lição 12: A Nova Jerusalém
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: A Nova Jerusalém,
escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo
da lição. Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilutrar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “A Nova Jerusalém”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Nova
Jerusalém
Objetivo: Ilustrar o estudo
sobre a Nova Jerusalém, conhecendo suas características.
Palavras e versículos
para digitar(vejam no procedimento)
Tesoura
Fita adesiva
Procedimento:
Antes da aula:
Digitem as
características separadas das respostas e referências
Separem cada uma delas
Depois digitem somente
as referências e separem cada uma delas
Durante a aula:
- Perguntem: Quem
deseja morar na Nova Jerusalém?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que desejar morar na Nova Jerusalém, até porque é
um desejo de todo salvo em Cristo.
- Falem: É sobre a Nova
Jerusalém o tema da lição de hoje. Que tal agora, conhecermos suas
características?
- Entreguem para os
alunos as referências e peçam para que eles procurem, leiam silenciosamente e
deixem marcado.
- Enquanto isto
coloquem no quadro as características(vejam abaixo em negrito), sem as
respostas e as referências.
Obs: Estou colocando
aqui as características, as respostas e as referências para facilitar e
orientar o trabalho do professor. Os alunos não deverão receber as respostas.
Arquiteto/construtor):
Deus(Hb 11.10)
Fundamento: 12
fundamentos com os nomes dos 12 apóstolos(Ap 21.14)
Formato: Cubo
perfeito(Ap 21.16)
Tamanho: 12.000
estádios – o comprimento, largura e altura iguais(Ap 21.16)
Lugares: Muitos lugares(Jo
14.2)
Materiais: Jaspe, ouro
puro(Ap 21. 18), 12 pedras preciosas(Ap
21.19), pérola(Ap 21.21)
Localização atual: No
céu(Ap 21.2 e Gl 4.26)
Localização futura:
Novo céu e nova terra(Ap 21. 1 e 2)
Governo: O próprio
Deus(Ap 21.3)
Moradores: os crentes
que lavaram suas vestes no sangue do cordeiro, inscritos no livro da vida(Ap
22.14)
Iluminação/lâmpada: A
glória de Deus(Ap 21.23)
Muro: Alto com doze
portas com os nomes das 12 tribos de Israel(Ap 21.12)
Praça: De ouro com
vidro resplandecente(Ap 21.21)
Rio: Puro de água da
vida(Ap 22.1)
Árvore da vida: No meio
da praça(Ap 22. 14 e 19) que produzirá 12 frutos por mês, as folhas da árvores
serão para saúde das nações
Trabalho: Os seus
servos o servirão(Ap 7.15, Ap 22.3)
- Agora, leiam com os
alunos cada característica e peçam em seguida que cada aluno, que recebeu uma
referência, leia e identifique qual característica se relaciona com o versículo
lido – outros colegas podem ajudar. Fixem a referência ao lado de cada
característica. Isto deve acontecer até que todas as características sejam
identificadas.
- Ao terminar, falem:
Ainda há tempo de se preparar para o Arrebatamento e como consequência morar na
Nova Jerusalém.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário