Juvenis Currículo 2022/2023: Sal e Luz no Mundo - Uma Igreja Relevante
Lição 12: A igreja e os
Falsos Profetas
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que eles
falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos
e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo
da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é
um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação
dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que
estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações
e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição,
use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título da lição: A igreja e os Falsos Profetas. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro
branco são recursos didáticos.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do
aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o tema da aula, utilizem a dinâmica
“O Guia”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: O Guia
Objetivo: Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos profetas,
pastores e mestres.
Material:
01 venda para os olhos.
Procedimento:
– Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente
voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda
sobre seus olhos.
– Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo:
Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê
02 passos para trás! etc.
– Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
– Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a
importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros profetas,
pastores e mestres.
– Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns
comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não
prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês
a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos profetas, pastores,
mestres e estar atentas se a voz
representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
– Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Ideia original desconhecida do uso da venda em dinâmica.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
1 comentários:
Excelente dinâmica, vou fazer com minha turma de Juvenis
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