Jovens: Separados para Deus - Buscando a Santificação para Vermos o
Senhor e Sermos Usados por Ele
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: Santidade Integral. Para isto utilizem um
marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
Para iiniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Corpo,
Alma e Espírito”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Corpo, Alma e Espírito
Objetivo:
Estudar sobre tricotomia do homem(corpo, alma e espírito) e a mordomia do
corpo, alma e do espírito, em processo de santificação.
Para digitar: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a
nossa semelhança... E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o
criou; macho e fêmea os criou” Gn 1. 26a e 27.
04 cartolinas
01 rolo de fita adesiva
02 envelopes
Nomes digitados: ALMA, ESPÍRITO
Características da alma(colocar num envelope)
Características do Espírito(colocar num envelope)
Procedimento:
- Colem os seguintes versículos numa cartolina:
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa
semelhança... E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou;
macho e fêmea os criou” Gn 1. 26a e 27.
- Ao ler os versículos, circulem com pincel atômico as palavras: Deus,
homem, imagem e semelhança.
- Peçam para que os alunos olhem para seus colegas e digam: Deus criou o
homem e a mulher. Você é imagem de Deus.
- Depois, leiam “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo
vosso espírito, alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para
a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo” (I Ts 5.23).
- Observem o que acabamos de ler, somos formados de corpo, alma e
espírito(circulem estes nomes no versículo).
- Perguntem: Qual a diferença entre alma e espírito?
Aguardem as respostas.
- Agora, peçam para que 02 alunos, um de cada vez, retirem um dos
envelopes e leiam as características da alma e do espírito.
- Depois, apresentem 03 folhas de cartolina com as seguintes perguntas:
Título da cartolina 01: Como podemos cuidar da alma?
Título da cartolina 02: Como podemos cuidar do espírito?
Título da cartolina 03: Como podemos cuidar do corpo?
Aguardem as respostas e escreva-as nas cartolinas.
- Agora, trabalhem o que está proposto na lição
Por Sulamita Macedo.
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