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segunda-feira, 6 de março de 2023

Jovens: Separados para Deus - Buscando a Santificação para Vermos o Senhor e Sermos Usados por Ele

Lição 11: Santidade Integral

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Santidade Integral. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

Para iiniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica  “Corpo, Alma e Espírito”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Corpo, Alma e Espírito

Objetivo:

Estudar sobre tricotomia do homem(corpo, alma e espírito) e a mordomia do corpo, alma e do espírito, em processo de santificação.

Material:

Para digitar: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” Gn 1. 26a e 27.

04 cartolinas

01 rolo de fita adesiva

02 envelopes

Nomes digitados: ALMA, ESPÍRITO

Características da alma(colocar num envelope)

Características do Espírito(colocar num envelope)

Procedimento:

- Colem os seguintes versículos numa cartolina:

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” Gn 1. 26a e 27.

- Ao ler os versículos, circulem com pincel atômico as palavras: Deus, homem, imagem e semelhança.

- Peçam para que os alunos olhem para seus colegas e digam: Deus criou o homem e a mulher. Você é imagem de Deus.

- Depois, leiam “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo vosso espírito, alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo” (I Ts 5.23).

- Observem o que acabamos de ler, somos formados de corpo, alma e espírito(circulem estes nomes no versículo).

- Perguntem: Qual a diferença entre alma e espírito?

Aguardem as respostas.

- Agora, peçam para que 02 alunos, um de cada vez, retirem um dos envelopes e leiam as características da alma e do espírito.

- Depois, apresentem 03 folhas de cartolina com as seguintes perguntas:

Título da cartolina 01: Como podemos cuidar da alma?

Título da cartolina 02: Como podemos cuidar do espírito?

Título da cartolina 03: Como podemos cuidar do corpo?

Aguardem as respostas e escreva-as nas cartolinas.

- Agora, trabalhem o que está proposto na lição

Por Sulamita Macedo.

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