Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Vivendo em Família
14ª. Aula: Sem Título
Professoras e
professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a
aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem
atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após a
chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Compreendem a
importância desse ato?
Os alunos se
sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa
forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem: Vocês
já sabem que nesta revista, não há uma lição para hoje. Mas, vamos trabalhar o
tema do trimestre, fazendo duas
atividades que proporcionarão o desfecho do que aprendemos nestas aulas.
Vocês podem
realizar as duas dinâmicas ou somente uma. Vocês decidem!
- Para
concluir a aula, se houver condições, ofereçam um lanche para os alunos.
Tenham uma
excelente e produtiva aula!
Atividade 01: Dinâmica “Família, eis a Questão!”
Objetivos:
Analisar os
elementos e valores importantes para que uma família seja bem sucedida.
Realizar
revisão e conclusão do trimestre.
Material:
01 quadro ou
01 cartolina
¼ de folha de
papel ofício para cada aluno
01 saco ou 01
caixa
01 folha de
papel ofício
Lembrancinhas:a
quantidade fica a seu critério e/ou condições financeiras, mas sugiro que não
seja menos de 03)
Procedimento:
- Perguntem
aos alunos quais os elementos, valores que não podem faltar numa família, para
que os relacionamentos familiares possam ocorrer de forma agradável.
As respostas
devem ser colocadas no quadro ou escritas numa cartolina.
Aqui estão
relacionadas 16 palavras que vocês podem sugerir, caso os alunos tenham
dificuldade para começar a responder ou se vocês quiserem complementar:
COMUNHÃO, ALEGRIA, AMOR, LAZER, CONFIANÇA, COMPREENSÃO, DIÁLOGO, ADORAÇÃO,
OBEDIÊNCIA, UNIÃO, RESPEITO, REGRAS, RESPONSABILIDADES, CONTROLE DE
TEMPERAMENTOS, VALORES CRISTÃOS, ORAÇÃO.
Esta é uma
forma de fazer os alunos se lembrarem do que estudaram.
- Falem: Estas
palavras traduzem as várias coisas que devem acontecer entre os membros de uma
família, aqui temos 16 palavras(aquelas que eu sugeri). Vocês vão escolher
dentre estas, apens 05 palavras que vocês consideram importantes para que uma família
possa ser bem sucedida. Escrevam as 05 palavras neste papel que vocês
receberam.
- Enquanto os
alunos escolhem, escrevam cada palavra num papel pequeno, dobrem cada um e
coloquem dentro de um saco ou caixa.
- Agora, forneçam as seguintes orientações: Serão
retiradas algumas palavras do saco ou caixa. Ao ser lida cada palavra, observem
as que vocês escolheram e vocês devem ticar com uma caneta se a palavra
coincidir com uma das suas. Isto deve acontecer até que alguém tenha todas as palavras
ticadas, esta pessoa deverá receber uma lembrancinha.
Vocês podem continuar com atividade até que as
lembracinhas se acabem, se acontecer do número de ganhadores for maior do que o
de lembrancinhas, não se preocupe, afirmem que vocês levarão outras lembancinhas na próxima aula.
- Para
concluir, peçam aos alunos que leiam as 05 palavras escolhidas por eles. Enfatizem
o quanto é importante ter conhecimento sobre isto como também é sua prática e
esforço de cada um para que a convivência famíliar seja bem sucedida.
Por Sulamita
Macedo.
Atividade 02: Dinâmica “O Lápis, o Apontador e a Borracha”.
Objetivo: Refletir sobre as ações e relaciomentos familiares.
Material:
01 cópia do
texto “A História do Lápis” para cada
aluno.
01 lapis
grafite, 01 apontador e 01 borracha para cada aluno, ¼ de folha de papel
ofício.
Procedimento:
- Distrubuam
uma cópia do texto “A História do Lápis”
para cada aluno.
Texto de
Reflexão: “A História do Lápis
O
menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
A
avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
-
Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as
palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando
crescesse.
O
menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
-
Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
-
Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será
sempre uma pessoa em paz com o mundo.
Primeira qualidade:
você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão
que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre
conduzi-lo em direção à Sua vontade.
Segunda
qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o
apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais
afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma
pessoa melhor.
Terceira
qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo
que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é
necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da
justiça.
Quarta
qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma
exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que
acontece dentro de você.
Finalmente,
a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira,
saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser
consciente de cada ação.
Autor
desconhecido.
- Façam a
leitura do texto de forma dialogada, para isto escoham 03 pessoas para fazerem
o papel da avó, do menino e um narrador.
- Reflitam com
os alunos sobre 05 ensinamentos do texto, relacionando-os com o tema do
trimestre.
- Depois,
entreguem para cada aluno o lápis,
apontador, borracha e ¼ de folha de
papel ofício.
- Solicitem
para que escrevam algo que estão realizando que não está sendo agradável para a família
deles, em seguida, apaguem e escrevam o que pode ser modificado.
Por Sulamita
Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário