RSS

segunda-feira, 17 de setembro de 2012


Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Caráter Cristão
Lição 13: Jesus, o Maior dos Exemplos

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Iniciem o estudo do tema, falando: Vocês certamente conhecem alguém que serve de exemplo para vocês, que pode ser o pai, a mãe, um tio, um professor etc. Hoje, vamos estudar sobre Jesus como exemplo a ser seguido, isto é, a evidência do Fruto do Espírito na vida de Jesus, que nos serve de modelo a ser imitado.

- Depois distribuam entre os alunos as seguintes referências bíblicas: João 15.12, João 15.11, João 2.1 e 2, João 14.27, Marcos 9.50, João 8. 3 – 11, Marcos 10.17 a 18, Lucas 18. 35 a 43, Mateus 26.39 – 42, I Coríntios 4.2, Mateus 11.29 e Hebreus 4.15.

- Solicitem que procurem estas referências e leiam uma a uma para a turma. Em seguida, eles deverão identificar qual parte do Fruto do Espírito que se refere o versículo, coloquem o nome no quadro ou cartolina, até concluir todas as 9 partes do Fruto na vida de Jesus.

- Para concluir a aula, leiam João 13.15. Depois, falem que Jesus é o exemplo mais excelente a ser seguido, pois através da observância de Sua vida e atuação do Espírito Santo podemos ter nosso caráter modificado.

Mas, não deixem de advertir seus alunos sobre outros modelos que eles tomam como modelo, solicitem para que analisem se nestes exemplos há a frutificação espiritual.

Observação: Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula, além de contextualizar o tema com o tipo de aluno que você tem. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Observação: Este trimestre há 14 domingos e nesta revista temos apenas 13 lições. Estou organizando sugestão para a décima quarta aula. 

0 comentários: