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segunda-feira, 3 de setembro de 2012


Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Caráter Cristão
Lição 11: Carne x Espírito

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem que nesta lição estudaremos sobre a luta entre a “Carne” e o “Espírito”.

- Continuem falando: Nas últimas lições estudamos sobre o Fruto do Espírito Santo que contém 09 partes. As obras da carne são mencionadas em Gl  5. 19 a 21. Leiam os versículos citados e à medida que a leitura for realizada, coloquem no quadro  as 16 palavras citadas(digitadas).

- Em seguida, trabalhem o significado de cada palavra, observando inicialmente a ideia que os alunos já possuem sobre elas. Depois, apresentem o significado do dicionário.

- Trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa e contextualizada.

- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Campo de Batalha”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Campo de Batalha

Objetivos:
Refletir sobre as obras da carne e o fruto do Espírito.
Promover mudança de comportamento. 


Material: palavras digitadas( 09 partes do fruto do Espírito e as 16 obras da carne), 01 lixeira, figuras casa e uma pessoa, 01 rolo de fita adesiva,  papel ofício cortado. 

Procedimento:
- Leiam Gl 5. 17.
- Falem: De acordo com o texto lido, observamos que há uma batalha constante entre a carne e o espírito.
- Apresentem as 16 obras da carne e as 09 partes do fruto do Espírito. As palavras devem estar digitadas e separadas umas das outras. Organizem as palavras em lados contrários, simbolizando oposição.
- Falem para o cristão, isto é, para aquele que deseja obedecer e frutificar há uma solução neste campo de batalha.  Leiam Gl 5.16 “Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne”.
- Falem: Aquele que anda em Espírito, rejeita as obras da carne.
- Então, apresentem uma lixeira e peçam para que 4 alunos retirem do quadro as 16 obras da carne e coloque-as na lixeira.
- Falem: Observem o que permaneceu, apenas as 09 partes do Fruto do Espírito. É isto que devemos buscar diarimente.
- Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
- Coloquem em lugar visível as figuras da casa e pessoa.
- Peçam para que os alunos escrevam ações que precisam ser retiradas ou melhoradas tanto a nível pessoal e familiar.
- Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes apontadas por eles, simbolizando a limpeza, a pureza, a santidade requerida para os salvos.
- Agora leiam Jo 15.1 a 6 e I Pe 1.15.

Por Sulamita Macedo.

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