RSS

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Jovens e Adultos - Vencendo as Aflições da Vida

Lição 12: As Dores do Abandono

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem do tema aula: As Dores do Abandono.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Morador, Casa, Terremoto”.

- Em seguida, perguntem para os alunos sobre os tipos de rejeição e anote cada resposta no quadro ou cartolina:

Enfermidade
Vícios
Atitudes inadequadas e antissociais
Velhice
Falta de emprego
Bullying
Autoexclusão de atividades e afirma ser vítima
Grupos "fechados" que rejeitam novas pessoas
Abandono do marido, esposa, filho ou filha, pai, mãe, namorado, noivo, amigos.

- Depois, acrescentem os locais onde ocorrem as rejeições:

Casa      Igreja      Trabalho      Rua         Escola        Demais setores da sociedade

-Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula, além de contextualizar o tema com o tipo de aluno que você tem. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.

- Ainda sugiro a Dinâmica: Inclusão, já postada no Blog Atitude de Aprendiz, siga o link. Esta dinâmica possibilitará a reflexão sobre a importância de estar incluído e estar acessível a aceitar outras pessoas no grupo.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Pensem nisto! 

Fujam de uma ministração de aula puramente mecânica. Ensinar não é um ato solitário. Mesmo que vocês tenham se habituado a essa atitude, procurem mudar(mesmo devagar, mas mudem!). Utilizem métodos e técnicas diferenciadas nas aulas. 

“Medita estas cousas; ocupa-te nelas para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos”. I Tm 4.15

Atenção,  professores da lição de Adolescentes e Juvenis! Vocês já podem encontrar as orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de Aprendiz.

Os professores do Discipulado poderão encontrar também orientações pedagógicas no blog Atitude de Aprendiz. Procurem no marcador: Subsídio Pedagógico Discipulado I e II.

0 comentários: