Jovens e Adultos - Vencendo as Aflições da Vida
Lição 14: A Vida Plena nas Aflições
Professoras e
professores, para esta lição e conclusão do trimestre, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a
aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem
atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após a
chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Compreendem a
importância desse ato?
Os alunos se
sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa
forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Depois,
façam uma retrospectiva das 13 lições anteriores. Para tanto, organizem a
seguinte atividade:
Digitem as
palavras e expressões abaixo relacionadas, que fazem alusão a cada tema
estudado:
ENFERMIDADE(2) MORTE(3) VIOLÊNCIA SOCIAL(4) VIUVEZ(5)
ESCASSEZ OU
FALTA DE ALIMENTO(6) CASAMENTO
MISTO(7)
FILHOS
REBELDES(8) DÍVIDAS(9) PERDA DE BENS(10) INVEJA(11)
ABANDONO(12) COBIÇA PELA FAMA E PODER(13)
- Falem: Hoje
estamos finalizando mais um estudo de um conjunto de lições. Vamos agora, fazer
uma revisão dos temas abordados e depois trabalharemos a lição 14.
- Distribuam
as palavras digitadas acima descritas e solicitem que os a procurem a verdade
prática referente ao tema/lição que cada um recebeu.
- Solicitem
que cada aluno leia o nome(o tema) que recebeu e depois leia a verdade prática
contida na lição. À medida for lido, fixem no quadro ou cartolina os temas
estudados.
- Em seguida,
falem: Estes problemas aqui expostos fazem parte das aflições que podemos
passar. Mas, podemos ter uma vida plena,
apesar das dificuldades.
- Agora,
trabalhem o conteúdo da lição 14 de
forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula, além de
contextualizar o tema com o tipo de aluno que você tem. Dessa, forma aprendizagem
será mais significativa.
- Depois,
utilizem a dinâmica “Na Fornalha”.
- Caso vocês
desejem utilizar textos de reflexão, faço a sugestão de alguns já postados
neste blog: O Bordado, Nessecidades Absolutas ou Deus do Impossível, que
proporcionarão a reflexão de que nas dificuldades não estamos sozinhos, Deus
está conosco e que podemos ter vida plena. Procurem no marcador “Textos de
Reflexão”.
Tenham uma
excelente e produtiva aula!
Observação
para Revista de Adolescente e Juvenis: Este trimestre há 14 domingos e em cada revista temos apenas 13 lições. Há sugestão
para a décima quarta aula, no blog Atitude de Aprendiz.
Pensem nisto!
Fujam de uma
ministração de aula puramente mecênica. Ensinar não é uma ato solitário. Mesmo
que vocês tenham se habituado a essa atitude, procurem mudar, mesmo devagar,
mas mudem. Utilizem métodos e técnicas diferecidadas nas aulas!
“Mas sempre fizemos
assim” pode ser o golpe fatal na criatividade. Para infundir empolgação em
nosso ministério de ensino e talvez desenvolver nossa parte de imaginação,
precisamos estar dispostos a olhar além do “sempre foi feito assim”. Podemos
ficar tão acostumados ao modo como as coisas são feitas que nos recusamos a
admitir a existência de caminhos mais eficientes. Também é mais fácil
agarrar-se a antigos padrões e torná-los cada vez mais melhores do que tentar
inovar”(Marlene D. LeFever).
0 comentários:
Postar um comentário