RSS

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Jovens e Adultos - Vencendo as Aflições da Vida

Lição 14: A Vida Plena nas Aflições

Professoras e professores, para esta lição e conclusão do trimestre, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Depois, façam uma retrospectiva das 13 lições anteriores. Para tanto, organizem a seguinte atividade:

Digitem as palavras e expressões abaixo relacionadas, que fazem alusão a cada tema estudado:

ENFERMIDADE(2)         MORTE(3)        VIOLÊNCIA SOCIAL(4)          VIUVEZ(5)
ESCASSEZ OU FALTA DE ALIMENTO(6)    CASAMENTO MISTO(7)     
FILHOS REBELDES(8)         DÍVIDAS(9)        PERDA DE BENS(10)        INVEJA(11)
ABANDONO(12)        COBIÇA PELA FAMA E PODER(13)

- Falem: Hoje estamos finalizando mais um estudo de um conjunto de lições. Vamos agora, fazer uma revisão dos temas abordados e depois trabalharemos a lição 14.

- Distribuam as palavras digitadas acima descritas e solicitem que os a procurem a verdade prática referente ao tema/lição que cada um recebeu.

- Solicitem que cada aluno leia o nome(o tema) que recebeu e depois leia a verdade prática contida na lição. À medida for lido, fixem no quadro ou cartolina os temas estudados.

- Em seguida, falem: Estes problemas aqui expostos fazem parte das aflições que podemos passar. Mas, podemos ter  uma vida plena, apesar das dificuldades.

- Agora, trabalhem o conteúdo da lição 14  de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula, além de contextualizar o tema com o tipo de aluno que você tem. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.

- Depois, utilizem a dinâmica “Na Fornalha”.

- Caso vocês desejem utilizar textos de reflexão, faço a sugestão de alguns já postados neste blog: O Bordado, Nessecidades Absolutas ou Deus do Impossível, que proporcionarão a reflexão de que nas dificuldades não estamos sozinhos, Deus está conosco e que podemos ter vida plena. Procurem no marcador “Textos de Reflexão”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Observação para Revista de Adolescente e Juvenis: Este trimestre há 14 domingos e em cada  revista temos apenas 13 lições. Há sugestão para a décima quarta aula, no blog Atitude de Aprendiz.

Pensem nisto!
Fujam de uma ministração de aula puramente mecênica. Ensinar não é uma ato solitário. Mesmo que vocês tenham se habituado a essa atitude, procurem mudar, mesmo devagar, mas mudem. Utilizem métodos e técnicas diferecidadas nas aulas!

“Mas sempre fizemos assim” pode ser o golpe fatal na criatividade. Para infundir empolgação em nosso ministério de ensino e talvez desenvolver nossa parte de imaginação, precisamos estar dispostos a olhar além do “sempre foi feito assim”. Podemos ficar tão acostumados ao modo como as coisas são feitas que nos recusamos a admitir a existência de caminhos mais eficientes. Também é mais fácil agarrar-se a antigos padrões e torná-los cada vez mais melhores do que tentar inovar”(Marlene D. LeFever).

0 comentários: