Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Caráter Cristão
14ª. Aula: Sem Título
Professoras e
professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a
aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem
atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após a
chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Compreendem a
importância desse ato?
Os alunos se
sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa
forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem: Vocês
já sabem que, nesta revista, não há uma lição para hoje. Mas, vamos trabalhar o
tema do trimestre, fazendo duas
atividades que proporcionarão o desfecho do que aprendemos nestas aulas. As
atividades estão descritas abaixo.
- Após a
execução das 02 atividades, se houver
condições, ofereçam um lanche para os alunos.
Tenham uma
excelente e produtiva aula!
Atividade 01: Dinâmica “A Bagagem”
Objetivos:
Refletir sobre
a importância da frutificação espiritual na vida cristã.
Realizar
revisão e desfecho do tema do trimestre.
Material:
01 mala
pequena, 01 mala grande
01 malinha bem
pequena de plástico, que você encontra nas lojas de aniversário, tipo essa do
lado.
Palavras digitadas: Amizade, Amor, Raiva,
Incompreensão, Medo, Pessimismo, Desânimo, Sorriso, Outro Sorriso, Mais Outro Sorriso, Felicidade, Tristeza, Paciência, Esperança, coragem, Entusiasmo, Equilíbrio,
Responsabilidade, Tolerância, Bom humor, Preocupação.
Também digitem as 09 partes do Fruto do Espírito Santo(Gl 5.22) e as 16 obras da Carne(Gl 5.19 a 21).
Procedimento:
1 - Antes da aula: Coloquem todas estas palavras dentro da mala grande,
pregadas com fita adesiva para facilitar a procura das palavras. Com um clips
junte as 09 partes do Fruto do Espírito e com outro as 16 obras da carne e
coloquem dentro da mala.
2 - Durante a
aula: Escolham uma pessoa para ler o
texto “A Bagagem” e outra para realizar as ações apontadas no texto. As
orientações em negrito e itálico são minhas, não fazem parte do texto original.
Texto de
Reflexão “A Bagagem”
Quando sua vida começa, você
tem apenas uma mala pequenina na mão. (neste
momento mostre a mala pequena).
À medida em que os anos vão
passando, a bagagem vai aumentando. Porque existem muitas coisas que você
recolhe pelo caminho, porque pensa que é
importante. (Peguem a mala grande)
A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar
tantas coisas.
Pesa demais(andar como se mala realmente estivesse pesada).Então você pode escolher:
Pesa demais(andar como se mala realmente estivesse pesada).Então você pode escolher:
Ficar sentado à beira do caminho(se possível se sentar), esperando
que alguém o ajude, o que é difícil. Pois todos que passarem por ali já terão
sua própria bagagem. Você pode ficar a vida inteira esperando, até que seus dias acabem.
Ou você pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas o que tirar? Você começa tirando tudo para fora, e vendo o que tem
dentro…Amizade…Amor…Nossa! Tem bastante! E curioso, não pesa nada!
Mas tem algo pesado. Você faz força para tirar. É a raiva,
como ela pesa.
Ai você começa a tirar, tirar e aparecem à incompreensão, o medo, o pessimismo.
Nesse momento, o desânimo quase te leva para dentro da mala. Mas você puxa-o para fora com toda a força, e aparece um sorriso, que estava sufocada no fundo de sua bagagem.
Nesse momento, o desânimo quase te leva para dentro da mala. Mas você puxa-o para fora com toda a força, e aparece um sorriso, que estava sufocada no fundo de sua bagagem.
Pula para fora outro sorriso
e mais outro sorriso, e ai sai à felicidade.
Você coloca as mãos dentro da mala de novo e tira pra fora a tristeza.
Agora, você vai ter que procurar a paciência dentro da mala, pois você vai precisar bastante…
Agora, você vai ter que procurar a paciência dentro da mala, pois você vai precisar bastante…
Então procurem o resto, esperança
coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade, tolerância, bom humor. (As 09 partes do Fruto do Espírito, ao
retirar leia cada uma).
Tira a preocupação também, e
deixa de lado. Depois você pensa o que fazer com ela… ( as 16 obras da carne, ao retirar leia cada uma).
Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada
de novo! Mas pensa bem o que você vai colocar lá dentro!
Agora é com você…E não se esqueça de fazer isso mais vezes…Pois o
caminho é Muito, muito longo.
Autor desconhecido.
3 – Agora,
sugiram aos alunos para que “arrumem a mala”, colocando as palavras que merecem
estar no nosso caminhar na vida cristã, enfatizem a importância das 09 partes
do Fruto do Espírito.
4 – Para
concluir, entreguem para cada aluno, 01
malinha bem pequena de plástico com o versículo de Mateus 11. 28 a 30.
Por Sulamita
Macedo.
Atividade 02: Desafio
Lancem um
desafio: O aluno que citar as 09 partes do Fruto do Espírito Santo, sem ler, de
forma correta e sem ajuda, ganhará uma lembrancinha.
Aumentem a
dificuldade do desafio: Falar as nove partes do Fruto do Espírito Santo, corretamente e sem ajuda e explicar o que
cada uma significa, ganhará uma lembrancinha.
Fica a critério de vocês a escolha das
lembrancinhas.
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