RSS

segunda-feira, 10 de setembro de 2012



Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Vivendo em Família
Lição 12: Você é Importante para sua Família

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Apresentem o título da lição “Você é Importante para sua Família”.

- Iniciem o estudo do tema, dividindo os alunos em grupos. Distribuam para cada grupo um quebra-cabeça faltando uma peça, mas não falem isto para eles.

Observação: Adquiram quebra-cabeça com poucas peças. Vocês podem encontrar com preço bastante baixo nas lojas de material importado.

Peçam para que cada grupo monte o quebra-cabeça. Observem o trabalho deles. Logo, eles vão falar que está faltando uma peça. 

- Depois, questionem:
Está peça é importante para o quebra-cabeça?
Todas as peças estão montadas e somente uma faz falta? Por quê?

- Depois, falem: Faz de conta que as peças são as pessoas de uma família, todos são importantes para o grupo. Vocês são importantes para suas famílias. 

- Então, entreguem a peça que falta para cada grupo e solicitem para que concluam atividade.

- Depois, trabalhem com os alunos a importância do acolhimento familiar e de se sentir querido e amado. Reflitam com eles também sobre o sentimento de rejeição e desprezo que alguns alunos podem está sentindo.

-Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula, além de contextualizar o tema com o tipo de aluno que você tem. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.

- Para concluir, distribuam um número diferente para cada aluno. Solicitem para que eles procurem um colega que tenha o mesmo número dele. Eles não vão encontrar!

Então, falem: Você é único, como também as outras pessoas da sua família, todos eles e você são igualmente importantes. Leiam Lc 15. 3 a 7.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Observação: Este trimestre há 14 domingos e nesta revista temos apenas 13 lições. Estou organizando sugestão para a décima quarta aula.

2 comentários:

Anônimo disse...

Voce é uma bençaõ

Deus te abençoe sempre querida...

Cassia Paixão Americana - SP

Sulamita disse...

Cassia, obrigada por sua visita e comentário!