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segunda-feira, 10 de setembro de 2012



Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Caráter Cristão
Lição 12: Paz e Santificação

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Coloquem no quadro as palavras “PAZ” e “SANTIFICAÇÃO”. Depois falem que a lição tem como tema a Paz e a Santificação.

- Perguntem: O que é Santificação?
Aguardem as respostas. Depois apresentem outras informações e formulem um conceito coletivo.

- Em seguida, afirmem que a santificação pode ser POSICIONAL E PROGRESSIVA. Escrevam estas palavras no quadro e trabalhem sobre cada uma delas.

- Agora, falem sobre a PAZ, no sentido vertical(nosso relacionamento com Deus) e na horizontal(nosso relacionamento com os demais semelhantes).

- Leiam o texto “Para se Manter um Bom Relacionamento”.

- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula, além de contextualizar o tema com o tipo de aluno que você tem. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.

- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Reunião das Ferramentas”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Observação: Este trimestre há 14 domingos e nesta revista temos apenas 13 lições. Estou organizando sugestão para a décima quarta aula. 


Texto de Reflexão: Para se Manter um Bom Relacionamento
- Coloque-se no lugar do outro para pelo menos tentar compreender o seu ponto de vista.
- A gentileza é fundamental para manter um bom convívio com as pessoas.
- É possível discutir sem maltratar, sem ofender, sem atacar ou humilhar o outro.
- Confie e seja digno de confiança. Lembre-se, não basta ser confiável e honesto, tem que ser confiável e honesto.
- Cultive o respeito mútuo por meio de pequenas ações no dia-a-dia.
- Não se envergonhe de pedir desculpas, sempre que for necessário.
- Não maltrate nem se deixe maltratar.
- Sorria, sempre! Para fazer cara feia, 72 músculos entram em ação, para sorrir, apenas 23. Além disso, o sorriso traz resultados mais agradáveis e positivos e positivos do que a cara feia.
- Contribua com 100% para construir um ótimo relacionamento, não espere que os outros contribuam com 50%.
Autoria Desconhecida.


Dinâmica: Reunião das Ferramentas

Objetivo: Demonstrar a importância do bom relacionamento entre as pessoas.

Material e recursos humanos:
09 pessoas para representar: 01 narrador, 01 “carpinteiro” e 07 ferramentas.
09 cópias contendo a fala de todos os personagens.
 01 martelo, 01 parafuso, 01 lixa, 01 metro ou trena, 01 chave de fenda, 01 plaina, 01 serrote, 01 pedaço de madeira pequeno, 01 mesa, 01 objeto pequeno de madeira.

Procedimento:
- Escolham 09 pessoas, entreguem para elas a folha contendo as falas de todos os personagens e também as 07 ferramentas (uma por pessoa).
- Antes de fazer a demonstração da dinâmica, leiam todas as falas com os atores e em seguida cada um a sua fala, observando a entonação de voz e momento de falar.
- Para a execução da dinâmica, observem atentamente o que já foi sugerido, a sequência das falas e as observações do texto da dinâmica.
- Ao concluir a dinâmica, leiam:
 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12:14).

Texto da dinâmica:

Narrador: Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembleia. Foi uma reunião de grupo de ferramentas para acertar as diferenças. O martelo assumiu a presidência, mas os participantes lhe disseram...

Todos: Você tem que renunciar. Faz muito barulho e passa todo o tempo golpeando. 

Narrador: O martelo aceitou sua culpa, mas com uma condição.

Martelo: Peço que o parafuso seja expulso, você dá muitas voltas para conseguir fazer alguma coisa.

Narrador: Diante do ataque, o parafuso concordou. 

Parafuso: Mas, peço a expulsão da lixa. Você é muito áspera conosco, entra sempre em atritos.

Narrador: A lixa acatou, porém colocou uma condição.

Lixa: O metro também deve ser expulso, porque mede os outros segundo sua medida, como se fora o único perfeito.

Observação: Nesse momento o metro mede, rapidamente, pelo menos uma pessoa e um móvel.

Metro: Se tenho que deixar a carpintaria, a chave de fenda também tem que ir, pois o que faz é insignificante e ninguém vai notar sua ausência.

Chave de fenda: Se querem, eu vou, mas a plaina tem de sair, todo o trabalho dela é superficial, não há profundidade no que faz.

Plaina: Eu saio com todo prazer, mas com a certeza de que não sou a única que tem defeito.
Observação: Ao escutar a fala do narrador, o carpinteiro entra e começa a trabalhar, utilizando  as ferramentas à medida que necessita para fazer o objeto, devolvendo-as logo em seguida. Ao concluir, deve mostrar o que “produziu” para todos.

Narrador: Nesse momento, entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro, o parafuso e o serrote e outras ferramentas. Após algumas horas de trabalho uma rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembleia reativou a discussão. 

Serrote: Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes.

Narrador: A assembleia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força através do trabalho colaborativo da chave de fenda, a lixa era especial para limar e afinar, a plaina desfazia as asperezas e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então uma verdadeira equipe, unida, capaz de produzir móveis finos, de excelente qualidade.

Autoria do texto desconhecida.

Esta adaptação do texto “Assembleia na Carpintaria” para dinâmica por Sulamita Macedo.

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