RSS

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013


Juvenis - Currículo do Ano 1: A Atualidade da Mensagem da Bíblia
Lição 02: Mais atual que nunca!

Professoras e professores, vamos pensar um pouco sobre o tempo de aula da EBD.
Na EBD, temos 01 aula semanal, geralmente, de 50 a 60 minutos. Considero que este tempo é pouco, o ideal seria 1h30m. Mas, qualquer que seja o tempo destinado para a aula, deve ser bem utilizado. Sendo assim, preparem-se e promovam aulas criativas, dinâmicas e cativantes!
Destinem um pouco desse tempo(05 minutos no máximo), para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
Vocês sabiam que aprendizagem também passa por vínculos afetivos?
- Agora, apresentem o título da lição 02: Mais atual que nunca!
- Depois, utilizem o ”Estudo de Caso”, que consiste em analisar uma situação, com apresentação de argumentos contra e/ou a favor.
“Na escola, conversando com seus colegas, vocês comentam sobre o que cada um gosta de ler.
Uns afirmam que gostam de ler livros que deram origens a filmes ou que estão na lista dos mais lidos, outros afirmam que não gostam de ler, mas o que leem se resume aos livros escolares e pesquisas na internet etc.
Você fala que ler a Bíblia. Isto causa certo espanto e risadas dos colegas.
Um dos seus colegas pergunta:
- Por que você ler um livro tão antigo, ultrapassado, quando há tanto livros atuais e interessantes?
O que você responderia?”
- Aguardem as respostas dos alunos.
Escrevam cada uma no quadro ou cartolina e reservem.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
- Quando vocês trabalharem sobre a atualidade da mensagem da Bíblia e sua inspiração, sugiro a seguinte atividade:
 Apresentem para os alunos jornais e revistas antigos e leiam alguns títulos de reportagens que causaram impacto nacional e observem a reação dos alunos com relação à notícia e a data de veiculação.
Depois perguntem:
Por que estas notícias hoje parecem ter perdido sua real intenção?
Qual a principal diferença entre estas reportagens e a mensagem da Bíblia?
- Para concluir, retomem o Estudo de Caso(do início da aula) para que agora,  após o estudo da lição, os alunos expressem outros argumentos sobre a atualidade da  Bíblia.
Em seguida, leiam I Pe 3. 15b “... e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós.”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

3 comentários:

Arquimedes disse...

qUERIDA IRMÃ EM CRISTO VC É UMA BENÇÃO E SUAS POSTAGENS TEM ME AJUDADO MUITO, POIS, ESTOU COM ESSA MISSÃO DE ENSINAR ESSA FAIXA ETÁRIA E NÃO TENHO MUITA EXPERIÊNCIA MAS SUAS POSTAGENS TEM ME AJUNDADO MUITO. DEUS TE ABENÇOE E SAIBA QUE ESSA OBRA TEM UMA RECOMPENSA PRA TI.

Arquimedes disse...

QUERIDA IRMÃ EM CRISTO VC É UMA BENÇÃO E SUAS POSTAGENS TEM ME AJUDADO MUITO, POIS, ESTOU COM ESSA MISSÃO DE ENSINAR ESSA FAIXA ETÁRIA E NÃO TENHO MUITA EXPERIÊNCIA MAS SUAS POSTAGENS TEM ME AJUNDADO MUITO. DEUS TE ABENÇOE E SAIBA QUE ESSA OBRA TEM UMA RECOMPENSA PRA TI.

Sulamita disse...

Arquimedes, muito obrigada por seu comentário e visita. Fico feliz ao saber que, aqui neste blog, você tem encontrado algo que está lhe ajudando nas aulas para os Juvenis. Faça bom proveito. Volte sempre!