Adolescentes - Currículo do Ano 1: Vivendo em
Sociedade
Lição 02: A Conduta Cristã
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos,
perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e
observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se
há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem
a importância desse ato?
Vocês
realmente estão fazendo isto?
-
Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje terá como tema “A
Conduta Cristã”.
-
Trabalhem sobre o significado da palavra conduta.
Conduta
é a forma de alguém se comportar.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição.
- Para concluir, utilizem a
dinâmica “O Lápis, o Apontador
e a Borracha”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Lápis, o Apontador e a Borracha
Objetivo:
Refletir sobre a conduta do cristão.
Material:
01 cópia do texto “A História
do Lápis” para cada aluno(vejam no procedimento)
01 lápis grafite, 01
apontador e 01 borracha, ¼ de folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
1 - Distribuam uma cópia do
texto “A História do Lápis” para cada
aluno.
2 - Façam a leitura do texto
de forma dialogada, para isto escolham 03 pessoas para fazerem o papel da avó,
do menino e um narrador.
“A
História do Lápis
O
menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
-
Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma
história sobre mim?
A
avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
-
Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as
palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando
crescesse.
O
menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
-
Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
-
Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se
você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
Primeira
qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que
existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve
sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
Segunda
qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o
apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais
afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma
pessoa melhor.
Terceira
qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo
que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é
necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da
justiça.
Quarta
qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma
exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que
acontece dentro de você.
Finalmente,
a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira,
saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente
de cada ação.
Autor desconhecido.
- Reflitam com os alunos
sobre os 05 ensinamentos do texto, relacionando-os com o tema do trimestre.
- Depois, entreguem para
cada aluno o lápis, apontador, borracha e ¼ de folha de papel ofício.
- Solicitem para que escrevam
algo que estão realizando que não está sendo agradável para a conduta cristã.
- Em seguida, apaguem e escrevam
o que pode ser modificado.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário