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segunda-feira, 15 de julho de 2013

Jovens e Adultos – Filipenses – A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja
Lição 03: O Comportamento dos salvos em Cristo

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
 - Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?
 - Falem: Esta lição trata de 03 temas: a conduta do cristão, os falsos mestres e a unidade da Igreja.
- Trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos.
Para estudar o tema, indico 04 dinâmicas, mas cuidado,  é interessante escolher somente uma delas para realizar com sua turma:
Para exemplificar a conduta do cristão, utilizem a dinâmica“O Lápis, o Apontador e a Borracha”.
Para iniciar o estudo sobre os falsos mestres, utilizem uma das dinâmicas “Verdadeiro ou Falso?”  ou “O Guia”.
Para exemplificar a unidade da Igreja, utilizem a dinâmica “O Boneco”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto Pedagógico:

Como abordar o tema da Avalição da Aprendizagem
Parte I
A avaliação da aprendizagem muitas vezes é encarada como algo difícil de ser realizada, devido sua complexidade, muitas vezes o professor não sabe como utilizá-la a favor da aprendizagem, ou até mesmo pela forma como a  concebemos, sendo possível associá-la a afirmações e imagens negativas, tanto por parte do aluno ou como professor.
Estas atitudes e afirmações refletem, na maioria das vezes, experiências negativas em relação à avaliação, principalmente quando se é avaliado. É pois necessário analisar estas imagens, para entender o motivo de tais medos e refletir sobre a necessidade de superá-las, pois na verdade avaliação não deve ser encarada como um  “bicho de sete cabeças”.
Vejam algumas imagens e o significado atribuído a elas:
Bola de praia
Lembra um zero bem grande
Caçador e caça
Professor armado, aluno não escapa
Casamento
Difícil saber se vai dar certo
Pacote econômico
É sempre pior do que se espera
Raposa
Tem que ser astuto para descobrir o que o professor vai avaliar
Túnel
Claro na sua abertura e incerto na sua profundida
Pedrada
Você recebe sem pedir
Bicho de sete cabeças
Dificuldade que não tem solução simples
Cobra
Traçoeira, sempre pronta para dar o bote
Leão
Assustador: causa medo e nos deixa indefesos
Caixa de surpresa
Não se sabe o que poderá acontecer
Gaveta
Cada vez que se abre aparece uma coisa diferente
Bomba atômica
Quando não destrói, deixa sérias consequências
Formigueiro
Todos trabalham, mas quem avalia é a rainha(o professor)
Urubu
Uma sombra que assusta a todos
Fonte: HOFFMANN, Jussara M. L.. Avaliação, Mito e desafio uma perspectiva construtivista. 12 ed. Porto Alegre: Mediação, 1997.
            Analisando estas imagens e seus significados, observamos que revelam temor, dificuldade diante da avaliação. Há necessidade que sejam discutidas com o grupo de professores, para que a ideia sobre avaliação seja mudada tanto pelo professor como pelo aluno.
            Para isto, utilizem dinâmica “Avaliação! Que bicho é esse?”
Dinâmica: Avaliação! Que bicho é esse?
Objetivo: Refletir sobre a ideia de avaliação que o professor tem enquanto ser que foi avaliado(aluno)  e  dele enquanto professor, aquele que avalia.
Material:
½ folha papel ofício para cada aluno para dois momentos distintos
Caneta para cada aluno
02 folhas de papel madeira
01 tubo de cola
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Entreguem para cada pessoa  ½ folha de papel ofício e 01 caneta.
- Falem: Quando vocês eram estudantes, a avaliação certamente havia preocupação, medo, etc.
- Agora, solicitem para que desenhem uma figura ou escrevam uma pequena frase sobre o que representava a avaliação para eles enquanto aluno(pessoa que é  avaliada).
- Recolham o material e colem numa folha de papel madeira.
- Entreguem para cada pessoa ½ folha de papel ofício e 01 caneta.

- Solicitem para que o desenhem uma figura ou escrevam uma pequena frase sobre o que representa a avaliação enquanto professor(pessoa que avalia).
- Recolham o material e colem numa folha de papel madeira.
- Leiam e comentem as respostas, fazendo um resumo do foi escrito, tanto do ponto de vista deles enquanto alunos e como professor.
Pontos que devem ser refletidos:
Avaliação é dita como algo chato, um bicho de sete cabeças. Questionar a razão destas ideias para que haja mudança na concepção de avaliação.
Observar o resultado do que o professor(aquele que avalia) escreveu, pois certamente alguns não realizam a avaliação, tendo em vista não saber como realizá-la.
A ideia de avaliação do professor enquanto ser que está sendo avaliado é a mesma do professor, aquele que avalia?
Por Sulamita Macedo.
            Em seguida, leiam o texto “Avaliando a Avaliação da Aprendizagem na Escola Bíblica Dominical”  no marcador Textos Pedagógicos, deste blog. Após a leitura, reflitam sobre a abordagem de avaliação contida nele e enfatizem a importância da avalição Formativa ou Processual.
            Quer saber mais sobre este tema? Aguarde a parte II, na próxima semana!

Por Sulamita Macedo.

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