Jovens e Adultos – Filipenses – A humildade de
Cristo como exemplo para a Igreja
Lição 03: O Comportamento dos salvos em Cristo
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos,
perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem
se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem
a importância desse ato?
Vocês
realmente estão fazendo isto?
- Falem: Esta lição trata de 03 temas: a
conduta do cristão, os falsos mestres e a unidade da Igreja.
-
Trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos
alunos.
Para
estudar o tema, indico 04 dinâmicas, mas cuidado, é interessante escolher somente uma delas
para realizar com sua turma:
Para exemplificar a conduta
do cristão, utilizem a dinâmica“O Lápis,
o Apontador e a Borracha”.
Para iniciar o estudo sobre
os falsos mestres, utilizem uma das dinâmicas “Verdadeiro ou Falso?” ou “O Guia”.
Para exemplificar a unidade
da Igreja, utilizem a dinâmica “O Boneco”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico:
Como
abordar o tema da Avalição da Aprendizagem
Parte I
A
avaliação da aprendizagem muitas vezes é encarada como algo difícil de ser
realizada, devido sua complexidade, muitas vezes o professor não sabe como
utilizá-la a favor da aprendizagem, ou até mesmo pela forma como a concebemos, sendo possível associá-la a afirmações
e imagens negativas, tanto por parte do aluno ou como professor.
Estas
atitudes e afirmações refletem, na maioria das vezes, experiências negativas em
relação à avaliação, principalmente quando se é avaliado. É pois necessário
analisar estas imagens, para entender o motivo de tais medos e refletir sobre a
necessidade de superá-las, pois na verdade avaliação não deve ser encarada como
um “bicho de sete cabeças”.
Vejam
algumas imagens e o significado atribuído a elas:
Bola
de praia
|
Lembra
um zero bem grande
|
Caçador
e caça
|
Professor
armado, aluno não escapa
|
Casamento
|
Difícil
saber se vai dar certo
|
Pacote
econômico
|
É
sempre pior do que se espera
|
Raposa
|
Tem
que ser astuto para descobrir o que o professor vai avaliar
|
Túnel
|
Claro
na sua abertura e incerto na sua profundida
|
Pedrada
|
Você
recebe sem pedir
|
Bicho
de sete cabeças
|
Dificuldade
que não tem solução simples
|
Cobra
|
Traçoeira,
sempre pronta para dar o bote
|
Leão
|
Assustador:
causa medo e nos deixa indefesos
|
Caixa
de surpresa
|
Não
se sabe o que poderá acontecer
|
Gaveta
|
Cada
vez que se abre aparece uma coisa diferente
|
Bomba
atômica
|
Quando
não destrói, deixa sérias consequências
|
Formigueiro
|
Todos
trabalham, mas quem avalia é a rainha(o professor)
|
Urubu
|
Uma
sombra que assusta a todos
|
Fonte: HOFFMANN, Jussara M.
L.. Avaliação, Mito e desafio uma perspectiva construtivista. 12 ed. Porto
Alegre: Mediação, 1997.
Analisando estas imagens e seus significados, observamos
que revelam temor, dificuldade diante da avaliação. Há necessidade que sejam
discutidas com o grupo de professores, para que a ideia sobre avaliação seja
mudada tanto pelo professor como pelo aluno.
Para isto, utilizem dinâmica “Avaliação! Que bicho é
esse?”
Dinâmica:
Avaliação! Que bicho é esse?
Objetivo:
Refletir
sobre a ideia de avaliação que o professor tem enquanto ser que foi
avaliado(aluno) e dele enquanto professor, aquele que avalia.
Material:
½ folha papel ofício para
cada aluno para dois momentos distintos
Caneta para cada aluno
02 folhas de papel madeira
01 tubo de cola
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Entreguem para cada pessoa
½ folha de papel ofício e 01 caneta.
- Falem: Quando vocês eram
estudantes, a avaliação certamente havia preocupação, medo, etc.
- Agora, solicitem para que
desenhem uma figura ou escrevam uma pequena frase sobre o que representava a
avaliação para eles enquanto aluno(pessoa que é
avaliada).
- Recolham o material e
colem numa folha de papel madeira.
- Entreguem para cada pessoa
½ folha de papel ofício e 01 caneta.
- Solicitem para que o
desenhem uma figura ou escrevam uma pequena frase sobre o que representa a
avaliação enquanto professor(pessoa que avalia).
- Recolham o material e
colem numa folha de papel madeira.
- Leiam e comentem as respostas,
fazendo um resumo do foi escrito, tanto do ponto de vista deles enquanto alunos
e como professor.
Pontos que devem ser
refletidos:
Avaliação é dita como algo
chato, um bicho de sete cabeças. Questionar a razão destas ideias para que haja
mudança na concepção de avaliação.
Observar o resultado do que
o professor(aquele que avalia) escreveu, pois certamente alguns não realizam a
avaliação, tendo em vista não saber como realizá-la.
A ideia de avaliação do
professor enquanto ser que está sendo avaliado é a mesma do professor, aquele
que avalia?
Por Sulamita Macedo.
Em seguida, leiam o texto “Avaliando a Avaliação da Aprendizagem na Escola Bíblica Dominical” no marcador Textos Pedagógicos, deste blog. Após
a leitura, reflitam sobre a abordagem de avaliação contida nele e enfatizem a
importância da avalição Formativa ou Processual.
Quer saber mais sobre este tema? Aguarde a parte II, na
próxima semana!
Por Sulamita Macedo.
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