Juvenis - Currículo do Ano 1: Fundamentos da nossa
fé
Lição 02: Conhecendo Jesus
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos,
perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e
observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se
há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem
a importância desse ato?
Vocês
realmente estão fazendo isto?
-
Falem: A lição de hoje tem como tema “Conhecendo Jesus”.
-
Iniciem o estudo da lição, através da dinâmica “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”
-
Trabalhem o conteúdo da lição.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quem dizem os homens ser o Filho do
homem?
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre Jesus.
Material:
Palavra
JESUS digitada
½
folha de papel ofício para cada aluno
Pincel
atômico
05
Envelopes
Expressões
digitadas: Personagem mais importante da História, Grande Filósofo, Comunista,
Revolucionário Político, Idealista Religioso, Homem polêmico.
Digitar
esta pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”
Digitar
estas respostas: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos
profetas
Digitar
esta pergunta: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Digitar
esta resposta: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar
esta pergunta: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Digitar
esta resposta: “Tu és o Cristo, o Filho
de Deus vivo”(Mt 16.16)
Digitar:
a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de
Cristo).
Procedimento:
Antes da aula:
Enumerar
os envelopes de 01 a 05
Colocar
no envelope 01 as expressões: Personagem mais importante da História, Grande
filósofo, Comunista, Revolucionário Político, Idealista Religioso, Homem
polêmico.
Colocar
no envelope 02 a pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” (Esta
pergunta deve estar escrita num balão de diálogo, daquele tipo de história em
quadrinho).
Colocar
esta resposta no envelope 03: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias,
Um dos profetas.
Colocar
a pergunta a seguir no envelope 04: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Colocar
esta resposta no envelope 05: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Durante aula:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Coloquem no centro do círculo a palavra JESUS.
-
Perguntem para os alunos: Para vocês quem é Jesus?
Entreguem
para cada aluno meia folha de papel ofício e peçam para que eles escrevam as
respostas.
-
Coloquem estas respostas ao redor da palavra JESUS.
-
Entreguem para um aluno o envelope 01 e peçam para que abra e leia o conteúdo e
coloquem ao redor da palavra JESUS.
Personagem
mais importante da história
Um
grande filósofo, Um comunista, Um revolucionário político, Idealista religioso,
Homem polêmico
-
Falem: Estas palavras ou expressões representam aquilo que muitas pessoas sabem
ou entendem sobre Jesus.
- Entreguem o envelope 02 para um aluno e
peçam para que ele abra e leia.
“Quem
dizem os homens ser o Filho do homem?”(Mt 16.13b)
Esta
pergunta deve estar escrita num balão de diálogo, daquele tipo de história em
quadrinho.
Coloquem
esta pergunta bem perto do nome JESUS, para indicar que foi realizada por
Jesus.
-
Falem: Esta pergunta Jesus dirigiu a seus discípulos.
-
Agora, entreguem o envelope 03 outro aluno e peçam para que leia a resposta dos
discípulos(Mt 16.14)
Uns
João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Coloquem
estas palavras ao redor do nome JESUS.
-
Agora, entreguem o envelope 04 para outro aluno e peçam para que abra.
Ele
vai ler: “E vós, quem dizem que eu sou?”(Mt 16.15)
-
Agora, entreguem o último envelope(05) para outro aluno e peçam para que leia.
“Tu
és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Falem
que esta resposta foi de Simão Pedro, um dos discípulos de Jesus.
-
Falem: Estamos vendo aqui várias opiniões sobre quem é Jesus.
-
Depois, façam uma breve reflexão sobre as respostas que estão ao redor do nome
JESUS.
-
Depois, perguntem: Por que o nome JESUS está no centro destas palavras?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos falem que a influência de Jesus sobre as pessoas é muito grande e
importante e tão significativa que a História está dividida assim: a.C(antes de
Cristo) e d.C(depois de Cristo).
-
Coloquem abaixo do nome JESUS: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
-
Agora, trabalhem os demais pontos levantados na lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário