Adolescentes - Currículo do Ano 1: Vivendo em
Sociedade
Lição 04: A Solidariedade Cristã
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem que a aula de hoje será sobre
Solidariedade.
-
Perguntem: O que vocês entendem por Solidariedade?
Aguardem
as respostas. Acrescentem outras informações se necessário.
Em
seguida, formulem uma definição do termo através das respostas os alunos.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Repartindo”.
-
Trabalhem os itens propostos na lição.
-
Para finalizar a aula, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a
pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas
etc. Espera-se que esta ação social não seja pontual, mas algo sistemático a
ser realizado pela classe ou individualmente. Creio que há resistência de
realização de um trabalho dessa forma, pois é comum atender aos necessitados em
situações eventuais.
Tenham
uma produtiva e excelente aula!
Dinâmica: Repartindo
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre Solidariedade.
Material:
Chocolates
para a metade da turma
Procedimento:
-
Após trabalhar o termo Solidariedade, distribuam chocolates somente para a
metade da turma. E, continuem falando sobre o tema da aula e observem as reações
dos alunos.
Observem
as atitudes dos alunos: Alguém certamente falará que não recebeu, outro vai
dizer que quer receber, outro vai questionar porque não tem para todos etc.
-
Falem: Esta distribuição de chocolates somente para a metade da turma representa
as condições financeiras para adquirir alimento que não são iguais para todos,
há pessoas que tem o que comer diariamente, outras que estão passando por
situações difíceis e a despensa está vazia.
-
Mas, perguntem: Como podemos resolver esta situação, agora, vivenciada por
vocês?
Aguardem
que algum aluno tenha a iniciativa de repartir o chocolate com o colega, caso
isto não aconteça, solicitem que os alunos dividam o chocolate com os que não
possuem.
-
Depois, falem: É assim que deve ser nosso comportamento com aqueles que estão
passando necessidade, o amor em ação nada mais é que a solidariedade.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
-
Depois, organizem pelo menos uma forma de ajudar alguém, vejam as indicações na
orientação pedagógica desta lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário