Dinâmica: Estrela Verde
Objetivo:
Refletir sobre a esperança diante das adversidades.
Material:
Texto
“A Estrela verde” para oito pessoas(Vejam no procedimento)
06 estrelas grandes: 01 branca, 01 prateada,
01 dourada, 01 vermelha, 01 verde e 01 azul
Estrelas
verdes pequenas para cada aluno da classe.
Procedimento:
-
Escolham 08 pessoas e distribuam o texto abaixo para cada uma: 06 pessoas para
representar as estrelas, 01 para representar o anjo e 01 para ser o narrador.
-
Orientem para a sequência das falas. Se houver tempo, antes da apresentação,
passe a fala de cada personagem.
-
Entreguem as estrelas branca, prateada, dourada, vermelha, verde e azul para as
06 pessoas escolhidas.
-
Entreguem as estrelas verdes pequenas para quem está a estrela verde grande.
Ela deve guardar num bolso ou deixar perto dela, onde pode ser facilmente
encontrado.
-
Observem as ações escritas em itálico e entre parênteses contidas no texto,
para que sejam executadas durante a leitura.
A Estrela Verde
Narrador:
Havia milhões de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores: brancas,
prateadas, douradas, vermelhas, azuis... Um dia, elas procuraram Deus e lhe
disseram:
(6 pessoas entram segurando estrelas nas cores
branca, prateada, dourada, vermelha, verde e azul)
Estrela 1:Senhor
Deus, gostaríamos de viver na Terra entre os homens.
Narrador:
Assim será feito, respondeu o Senhor. Conservarei todas vocês pequeninas, como
são vistas e podem descer à Terra.
(As pessoas com as estrelas saem)
Narrador: Conta-se
que naquela noite, houve uma linda noite de estrelas. Algumas se alinharam nas
torres altas das igrejas, outras foram brincar de correr com os vaga-lumes nos
campos, outras se misturavam nos brinquedos das crianças e a Terra ficou
maravilhosamente iluminada. Porém, passando o tempo, as estrelas resolveram
abandonar os homens e voltar para o céu, deixando a Terra escura e triste.
(Cinco pessoas com as estrela entram, com exceção
da verde)
Narrador:
Por que vocês voltaram? Perguntou Deus, à medida que elas chegavam ao céu.
Estrela 2:
Senhor, não foi possível permanecer na Terra. Lá existe muita miséria e
violência. Muita maldade e injustiça...
Narrador:
E o Senhor lhes disse: Claro! O lugar de vocês é aqui no céu. A Terra é o lugar
do transitório, daquilo que cai, daquilo que morre, onde nada é perfeito. O céu
é o lugar da perfeição, do imutável, do eterno, onde nada perece.
Narrador:
Depois que chegaram todas as estrelas, conferindo seus números, Deus falou: Mas
está faltando uma estrela, perdeu-se no caminho? E um anjo que estava perto
respondeu:
Anjo:
Não Senhor, ela resolveu ficar entre os homens. Ela descobriu que seu lugar é
exatamente onde existe a imperfeição, onde há o limite, aonde as coisas não vão
bem, onde há luta e dor...
Narrador:
Mas que estrela é essa? Perguntou o Senhor.
Anjo:
É a ESPERANÇA, Senhor. A estrela verde. A única estrela desta cor.
Narrador:
E quando olharam para a Terra, a estrela não estava só. Havia uma estrela verde
no coração de cada pessoa.
(A Esperança entra e entrega uma estrela verde para
cada participante)
-
Para concluir leiam: "Bem-Aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu
auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus. " Sl 146.05
Autoria
do texto desconhecida.
O texto adaptado por Sulamita
Macedo para ser lido e encenado, por isto está com a indicação dos nomes e
falas dos personagens.
Texto
adaptado para dinâmica por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Na Fornalha
Objetivo:
Refletir e reconhecer que nas dificuldades Jesus está conosco, trazendo-nos
esperança em meio às adversidades.
Material:
01 caixa de palitos de
fósforos(tipo longo).
Procedimento:
- Leiam Daniel 3. 12, 15,
17, 19, 20, 21, 24, 25, 27.
- Solicitem que os alunos
acompanhem em suas Bíblias a leitura citada.
- Falem: Lemos o relato
sobre 03 jovens judeus que foram jogados na fornalha, mas neste momento de
extrema dificuldade tiveram a companhia do 4º. Homem(Deus), que estava com
eles, guardando-os na fornalha e não
da fornalha.
Há momentos que também nos
sentimos como se estivéssemos na fornalha, Jesus não nos prometeu ausência de
problemas, mas que estaria conosco, conforme lemos em João 16.33 e Mateus
28.20b.
- Solicitem agora para que
alguns alunos contem uma situação difícil, que eles sentiram como se estivessem
na fornalha. Para tanto, peçam para que os alunos risquem o fósforo e, enquanto
a chama estiver acesa, contem qual foi o problema e a solução e como se sentiu
amparado por Jesus. Caso a chama se apague antes do aluno terminar o relato,
deixe que ele conclua.
Dessa forma, isto é, com o
fósforo aceso, o aluno deverá ter mais objetividade no relato e o fogo se
apresenta como um símbolo de ter estado na fornalha da aflição.
- Ao término de cada relato,
leiam Isaías 48.10b “...Provei-te na fornalha da aflição”.
- Para concluir, façam uma
oração pelos alunos que estão passando por problemas, isto é, estão na fornalha
da aflição, para que tenham fé esperança nAquele que tudo vê e pode.
Por Sulamita Macedo.
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