RSS

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Adolescentes - Currículo do Ano 1: Vivendo em Sociedade
Lição 03: É Droga mesmo!

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
 - Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: Na aula de hoje estudaremos sobre drogas.
- Vejam algumas sugestões para esta aula, escolham pelo menos uma delas para a aula:
1 - Levem para a classe alguém que já foi dependente de drogas ou está em tratamento, para falar:
Como entrou no mundo das drogas.
O que mudou na sua vida pessoal e familiar.
Tratamento da dependência.
Mensagem para a turma.

2 - Vocês também convidar alguém do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas. Vejam mais informações sobre o PROERD acessando: www.proerdbrasil.com.br

3 - Caso vocês, não consigam alguém para a atividade do item anterior, vocês e os alunos podem conversar sobre situações que já conhecem de pessoas da família, vizinhos, colegas ou de relatos de casos divulgados na mídia, com envolvimento em drogas. O objetivo dessa reflexão é o de conscientizar os alunos quanto aos malefícios do uso das drogas.

4 - Organizem um esquete sobre drogas.
O que é um esquete? Refere-se a uma pequena peça de teatro, com duração de 10 minutos aproximadamente.
O texto pode ser elaborado pelos alunos, depois eles fazem a encenação.

5 – Vejam na Indicação de Leitura, material informativo para subsidiar esta aula; trata-se de duas cartilhas sobre drogas, no final há sugestões de vários filmes sobre o tema. Vale a pena conferir!

Drogas: Cartilha para pais de adolescentes
Acessem o link abaixo e leiam.

Drogas: Cartilha para educadores
Acessem o link abaixo e leiam.

6 - Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Drogas, tô fora!”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Drogas, tô fora!
Objetivo: Refletir e sensibilizar os alunos quanto ao perigo do consumo das drogas.
Material:
03 cartolinas
03 pincéis atômicos
03 círculos: um vermelho, um amarelo e um verde
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Dividam a turma em 03 grupos.
- Distribuam para cada grupo uma das perguntas abaixo:
Pergunta para o grupo 01: O que leva um jovem a consumir drogas?
Entreguem para este grupo 03 tiras de cartolina e 01 pincel atômico.
Pergunta para o grupo 02: O que leva um jovem a rejeitar o consumo de drogas?
Entreguem para este grupo 03 tiras de cartolina e 01 pincel atômico.
Pergunta para o grupo 03: Qual deve ser a atitude de um jovem quando lhe oferecerem droga?
Entreguem para este grupo 03 tiras de cartolina e 01 pincel atômico.
- Organizem no quadro os 03 círculos: vermelho, amarelo e verde, um abaixo do outro, como se fosse um semáforo.
- Agora, peçam para o grupo 01 que leiam a pergunta.
Depois, falem: Neste semáforo o que pode representar esta atitude?
Aguardem as respostas.
Quem consome é porque entrou no mundo das drogas. Então, no semáforo, é o círculo verde, simbolizando acesso e aceitação para seguir este consumo.
Então, agora, coloquem ao lado deste círculo, as 03 tiras de cartolina. Leiam e comentem sobre as respostas e acrescentem outras informações se necessário.
- Agora, peçam para o grupo 02 que leiam a pergunta.
Depois, falem: Neste semáforo o que pode representar esta atitude?
Aguardem as respostas.
Quem rejeita é porque não entrou no mundo das drogas, permaneceu no seu lugar, com convicção, de rejeitar a droga. Então, no semáforo, é o círculo vermelho, simbolizando não aceitação para seguir este caminho do consumo de drogas..
Então, agora, coloquem ao lado deste círculo, as 03 tiras de cartolina. Leiam e comentem sobre as respostas e acrescentem outras informações se necessário.
- Agora, peçam para o grupo 03 que leiam a pergunta.
Depois, falem: Falta apenas, o círculo amarelo. O que pode representar esta atitude?
Aguardem as respostas.
Representa que está atento aos malefícios que a droga pode causar no mundo das drogas, permanecendo no seu lugar, mais alerta quanto ao que lhe oferecem.
Então, agora, coloquem ao lado deste círculo, as 03 tiras de cartolina. Leiam e comentem sobre as respostas e acrescentem outras informações se necessário.
- Para concluir, leiam: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” 
(1 Pedro 5:8).

Por Sulamita Macedo.

3 comentários:

Rosi disse...

A Paz do Senhor irmã Sulamita! Primeiramente quero parabenizar-lhes pela iniciativa de nos dá subsídios p/ as lições da EBD através deste blog. Há algum tempo venho acompanhando as postagens das dinâmicas que são ótimas e sempre as utilizo em minha classe de Adolescentes. Referente a dinâmica: Drogas, tô fora!- que a senhora postou aqui da Lição 03 do próximo domingo dia 21/07/13, queria se possível um esclarecimento, pois NÃO ENTENDI NA SEGUINTE SITUAÇÃO: <"Então, agora, coloquem ao lado deste círculo, as 03 tiras de cartolina. Leiam e comentem sobre as respostas e acrescentem outras informações se necessário."> .
Como é para ser colocado essas tiras de cartolina? Ao lado do círculo? no formato de X? Não entendi...A senhora pode me esclarecer? Ameeei a dinâmica e quero utiliza-la b=neste domingo. (só essa parte que eu não entendi)
Irei ficar no aguardo...Obrigada!
Paz do Senhor. Irmã Rosi

Sulamita disse...

Rosi, muito obrigada pelo comentário e visita frequente.Fico feliz ao saber que você está colocando em prática as sugestões deste blog. Continue assim.
Quanto a dúvida sobre a dinâmica:
as tiras de cartolina, nas quais os alunos responderam a pergunta, devem ser colocadas ao lado do círculo, uma abaixo da outra.Se você colocar em forma de X, vai ficar difícil ler o que os alunos escrevam.
Faça bom proveito! Volte sempre!

Rosilene Gonçalves disse...

Ok Irmã Sulamita, está esclarecido! Muito grata.
Paz do Senhor!