Jovens e Adultos – Filipenses – A humildade de
Cristo como exemplo para a Igreja
Lição 02: Esperança em meio à adversidade
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos,
perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e
observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se
há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem
a importância desse ato?
Vocês
realmente estão fazendo isto?
- Falem do tema da lição: Esperança em meio à
adversidade.
-
Trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos
alunos.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Estrela
Verde” ou “Na Fornalha”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto
Pedagógico
Avaliando
a Avaliação da Aprendizagem na Escola Bíblica Dominical
Muito se tem discutido e escrito sobre avaliação da
aprendizagem. Novas concepções surgem na área educacional, reflexões são
realizadas, tomadas de decisões são feitas nas escolas, mas sempre há um ponto
de interrogação no processo avaliativo, por ser alvo de opiniões controvertidas
e por se entender que é um processo difícil de ser realizado a contento.
Nas escolas seculares, partindo de uma análise simples, a
avaliação de forma geral tem sido associada à realização de provas, testes,
atribuição de notas ou diagnóstico descritivo dos alunos após um bimestre,
trimestre, semestre, ano, série ou ciclo, tendo como foco principal o resultado
aprovado, reprovado.
Dessa forma, podemos concluir que a avaliação, nessa
concepção, está atrelada ao resultado final do desempenho dos alunos, domínio
ou não das competências e habilidades requeridas para aquele momento de estudo
etc. É mais conhecida como Somativa, pois a decisão final requer a soma de
vários resultados ao longo de um período de estudo. É interessante ressaltar
que outros tipos de avaliação já acontecem, em várias escolas, e não estão
conjugadas a aferição de notas.
E na Escola Bíblica Dominical, a avaliação para que serve?
Para que serve? Isto mesmo! Caso você, professor, seja
daqueles que não realiza avaliação da aprendizagem na EBD, não se espante, você
não é exceção! Na EBD pouco se fala em avaliação da aprendizagem, mesmo sendo
um requisito tão importante dentro do processo de ensino e aprendizagem. Mas, é necessário realizar avaliação. É
interessante, então, pensar sobre alguns pontos relevantes.
Na Escola Dominical não há uma finalização de períodos
conclusivos para que os alunos terminem um módulo e sejam julgados aptos ou não
para prosseguir nos estudos posteriores.
É
importante também refletir sobre o conteúdo transmitido na EBD, que na sua
maioria deve ser vivenciado pelo aluno na sua prática cristã. Então, neste
caso, somente o aluno é capaz de julgar como o ensino está sendo absorvido por
ele, como cristão. Daí, a necessidade do professor contextualizar o tema com o
tipo de aluno, para que a aprendizagem seja mais significativa.
Há
professores que realizam testes ao final do trimestre e fazem premiação dos alunos
que se destacam nestas avaliações escritas, observando também assiduidade,
pontualidade, participação etc. As avaliações, na grande maioria, se referem a
conteúdos, conceitos; mas, a assimilação deles e vivência do que aprendeu
somente os discentes podem avaliar a si mesmos – este tipo de avaliação é
conhecida como Autoavaliação. Embora, que possamos “avaliar” alguém pela
demonstração de suas atitudes e por aquilo que fala. Afinal, pelos frutos se
conhece uma árvore.
Outra
forma de avaliar os alunos é conhecida como avalição Diagnóstica. Antes de
iniciar o estudo da lição, o professor indaga sobre o que os alunos conhecem
sobre o tema. Dessa forma, ele tem conhecimento prévio sobre o que os alunos
conhecem da temática que será abordada e pode, inclusive, partir dessas
respostas para iniciar o estudo.
Há outra forma de avaliar – a Formativa ou
Processual. Esta não busca detectar o insucesso do aluno no final de período,
nem prioriza o resultado final. Ela acontece no processo de ensino, de forma
contínua e informal, como prática de investigação para que o aluno aprenda e
dessa forma pode ter uma perspectiva transformadora, isto é, observando as
modificações que estão ocorrendo no aluno para que ele aprenda, alcançando os
objetivos propostos.
Como
fazer? O professor durante a aula deve observar a expressão facial e corporal
dos alunos, para identificar se estão entendendo o assunto, além de fazer
perguntas sobre o assunto e expressões como: “Estão entendendo?” e “Alguma
dúvida?” O professor deve também oportunizar espaço para o aluno realizar
perguntas. É possível também utilizar-se de outros instrumentos avaliativos,
dentro desta perspectiva, como: pequenos testes, dinâmica pedagógica etc. Dessa
forma, a avaliação será uma ferramenta eficaz a serviço do ensino e da
aprendizagem.
Concluindo,
reconheço que este texto não esgota o questionamento da problemática avaliativa
na EBD. Todavia, apresenta uma reflexão sobre o tema e aponta algumas
alternativas para a realização do processo avaliativo.
Que
tal começar na próxima aula?
Por Sulamita Macedo.
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