Dinâmicas sugeridas para esta aula, escolham
somente uma delas:
1 - Para exemplificar a conduta
do cristão
Dinâmica:
O Lápis, o Apontador e a Borracha
Objetivo:
Refletir sobre a conduta do cristão.
Material:
01 cópia do texto “A História
do Lápis” para cada aluno(vejam no procedimento)
01 lápis grafite, 01
apontador e 01 borracha, ¼ de folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
1 - Distribuam uma cópia do
texto “A História do Lápis” para cada
aluno.
2 - Façam a leitura do texto
de forma dialogada, para isto escolham 03 pessoas para fazerem o papel da avó,
do menino e um narrador.
“A
História do Lápis
O
menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
-
Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma
história sobre mim?
A
avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
-
Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as
palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando
crescesse.
O
menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
-
Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
-
Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se
você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
Primeira
qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que
existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve
sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
Segunda
qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o
apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais
afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma
pessoa melhor.
Terceira
qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo
que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é
necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da
justiça.
Quarta
qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma
exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que
acontece dentro de você.
Finalmente,
a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira,
saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser
consciente de cada ação.
Autor desconhecido.
- Reflitam com os alunos
sobre os 05 ensinamentos do texto, relacionando-os com o tema do trimestre.
- Depois, entreguem para
cada aluno o lápis, apontador, borracha e ¼ de folha de papel ofício.
- Solicitem para que
escrevam algo que estão realizando que não está sendo agradável para a conduta
cristã.
- Em seguida, apaguem e escrevam
o que pode ser modificado.
Por Sulamita Macedo.
2 - Para iniciar o estudo
sobre os falsos mestres:
2.
1 Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?
Objetivo:
Estudar sobre os falsos mestres,
através de um exemplo de um objeto legítimo e outro pirateado, observando suas
características.
Material: CD,
DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume, etc.
Procedimento:
- Escolham um objeto dentre
os citados no material para fazer a demonstração, observando que do mesmo
objeto deve haver um verdadeiro(original, legítimo) e outro falso(pirateado).
- Apresentem para a classe e
perguntem se há diferença entre os objetos – os alunos não devem saber que há
um verdadeiro e outro falso. Pode haver respostas positivas e negativas, como
também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveitem
a oportunidade e questione o porquê das respostas.
Há também, outra
possibilidade de utilização desses objetos: vocês podem fazer a propaganda dos objetos
falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observe a reação da
turma diante das características dos objetos.
- Em seguida, façam a
pergunta: O que é necessário para que conheçamos que um objeto é verdadeiro ou
falso?
Os alunos deverão emitir
suas opiniões.
- Para concluir, enfatizem
que é necessário conhecer as características do objeto. Agora, introduzindo o
tema da lição sobre falsos mestres, trabalhem com os alunos características dos
verdadeiros e falsos mestres.
- Leiam com os alunos:
“Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas
interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura
colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar
maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”. Mateus 7. 15 a 17.
Por Sulamita Macedo.
2.2
Dinâmica: O Guia
Objetivo:
Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores.
Material: uma
venda.
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe
ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para
isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos
para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à
esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos,
vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa
forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos
pastores.
- Retirem a venda do aluno e
façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo
guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as
respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança
que devemos ter com os verdadeiros pastores.
- Pode acontecer que o aluno
“cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir
direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta
atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam
obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros
ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo: João
10.1 a 5.
3 - Para exemplificar a
unidade da Igreja
Dinâmica:
O Boneco
Objetivo:
Refletir sobre o trabalho em equipe e a importância da unidade e comunhão no
Corpo de Cristo.
Material:
Para o grupo 01: 01 folha de
papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para o grupo 02: 04
tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de papel ofício,
estando escrito nelas as seguintes indicações para desenhar, conforme descrição
abaixo:
Folha 02: Pescoço
Folha 03: Tronco (humano)
Folha 04: Braço direito
Folha 05: Braço esquerdo
Folha 06: Mão direita
Folha 07: Mão esquerda
Folha 08: Perna direita
Folha 09: Perna esquerda
Folha 10: Pé direito
Folha 11: Pé esquerdo
Procedimento:
1- Dividam a turma em dois
grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para o grupo 01:
- Desenhar um boneco,
utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis colorido, mas trabalhando
em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser executada sem que as pessoas do
grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
Para o grupo 02(com 11 pessoas):
- Cada componente desenhará
uma parte do boneco, individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é
recomendado que os membros deste grupo estejam separados.
- Montar o boneco,
recortando as partes desenhadas e colando-as.
2 – Peçam ao grupo 01 e 02
para apresentar os dois bonecos.
3 – Solicitem para que
observem o resultado de cada grupo.
O grupo 01 tem um boneco com
partes proporcionais e uniformes. O
grupo 02, embora apresentem um boneco com as características semelhantes ao
boneco 01, tem um resultado disforme, desorganizado e desproporcional.
Perguntem: Por que são diferentes?
O Grupo 01 tem um resultado
melhor porque trabalharam em equipe, houve unidade para o desenvolvimento do
trabalho.
O Grupo 02 tem um mau
resultado porque não trabalharam com união, não trabalharam de forma coletiva.
Quais conclusões podemos
extrair dessa dinâmica para nossa vida cristã? Falem da importância da unidade
e a comunhão que deve haver no Corpo de Cristo.
4 – Para concluir, leiam: I
co 12. 12 e 27; Sl 133.01; Fp 2. 1 a 5.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
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