Adolescentes - Currículo do Ano 1: Vivendo em
Sociedade
Lição 07: Quem precisa de amigos?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como tema a amizade.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Teia dos Relacionamentos”.
Tenham
uma produtiva e excelente aula!
Dinâmica:
Teia dos Relacionamentos
Objetivo:
Refletir sobre a importância das amizades e cuidado com as más influências.
Material:
01 novelo de lã ou cordão.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Entreguem o novelo de lã
ou cordão para um aluno, solicitem que ele pegue a ponta do cordão, enrole no
dedo e jogue para qualquer pessoa do círculo. O que pegou o novelo, segura o
cordão e joga para outro colega até que o último aluno participe.
- Orientem que antes de
jogar o novelo para outro colega, cada pessoa deverá falar uma frase sobre
amizade, relacionamento.
- Então, falem: Vocês estão
vendo uma teia, formada por fios lançados por vocês para outros colegas,
podendo significar os nossos relacionamentos.
- Perguntem: Para que serve
uma teia de aranha?
Espera-se que os alunos
falem que a aranha tece a teia para servir de armadilha para pequenos insetos e
depois devorá-los.
- Perguntem:
O que isto pode representar
sobre os relacionamentos?
Cair na teia e ser devorado
pelo inimigo?
Aguardem as respostas.
Enfatizem que devemos ficar
vigilantes para não cair em alguma teia que nos leve a ter atitudes erradas.
- Depois solicitem que os
alunos soltem a teia no chão e desembaracem os fios. Certamente, não
conseguirão devido a escassez de tempo, mas a tarefa é possível.
- O que isto pode
representar?
Ficar embaraçado com as
coisas do mundo não deve ser o desejo nosso, mas Deus pode nos dar força para
resistir as ciladas do inimigo. Para tanto, é necessário vigilância.
Ideia original da formação
de uma teia em dinâmica desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário