Adolescentes - Currículo do Ano 1: Vivendo em
Sociedade
Lição 08: Consumir... Consumir... Consumir
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como tema o consumo moderado e exagerado.
-
Para introduzir o tema, utilizem a dinâmica “Eu Quero!”.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham
uma produtiva e excelente aula!
Dinâmica: Eu quero!
Objetivo:
Refletir
sobre o desejo desenfreado de possuir objetos além das possibilidades
financeiras.
Estimular
nos alunos a poupança do dinheiro que recebem dos pais.
Material:
Figuras
de objetos de desejo das meninas e dos meninos: roupas, maquiagem, celular,
ipod, sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, carro, casa bonita,
dinheiro, som etc.
02
tesouras
02
cartolinas
01
rolo de fita adesiva
01
cofrinho de plástico para cada aluno(se houver condições)
Procedimento:
-
Dividam a turma em dois grupos: 01 de meninas e outro de meninos.
-
Entreguem para cada grupo:
Figuras
de objetos de desejo das meninas e dos meninos: roupas, maquiagem, celular,
ipod, sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, casa bonita, dinheiro,
som, etc.
01
tubo de cola
01
tesoura
01
cartolina
-
Forneçam as seguintes orientações:
Escolham
as figuras que representam todos os objetos que vocês desejam adquirir.
Recortem
as figuras e colem na cartolina.
Observações:
Caso
eles não encontrem tudo o que desejam, peçam para que desenhem os objetos
desejados ou escrevam os nomes.
O
tempo para esta atividade é de no máximo 10 minutos.
A
razão da escolha dos objetos.
Vocês
já possuem estes objetos e querem outros mais novos?
Os
pais podem dar estes objetos?
-
Deixem que eles e elas falem e depois trabalhem o conteúdo proposto na lição
acerca do desejo desenfreado de possuir além das possibilidades financeiras,
almejando até o que o colega ou a colega possui, para não ficar diferente dos
demais. Enfatizem o consumo moderado.
-
Para concluir, estimulem os alunos a poupar uma parte do dinheiro que os pais
dão para eles, para isto deem para cada aluno um cofrinho de plástico.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário