Juvenis - Currículo do Ano 1: Fundamentos da nossa
fé
Lição 06: Os Seres Angelicais
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre anjos.
-
Iniciem o estudo da lição, através da dinâmica “Um anjo em minha vida”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Um Anjo em minha vida
Material:
½ folha de papel ofício
01 tubo de cola
01 rolo de fita adesiva
01 cartolina colorida
01 figura ou 01 escultura de
anjo
Papel pequeno para cada
aluno
01 saco ou 01 caixa pequena
Cartão de mensagem para cada
aluno
Procedimento:
- Entreguem para os alunos ½
folha de papel ofício e peçam para que desenhem um anjo.
Aguardem e depois coloquem
os desenhos fixados numa cartolina ou quadro.
- Depois, apresentem uma
figura ou uma escultura de anjo, que são encontradas a preços módicos.
- Reflitam sobre as
características destes desenhos.
Normalmente, os anjos desenhados
ou esculpidos possuem asas, vestem roupas longas, a expressão facial é serena,
cabelos cacheados etc.
- Depois, perguntem:
Por que temos estas ideias
sobre anjos?
Alguns de vocês já viram um
anjo?
Aguardem as respostas.
Certamente as respostas vão
girar em torno de que nunca viram anjos, mas o que sabem diz respeito ao que
observam em figuras ou esculturas ou o que já leram na Bíblia.
- Em seguida, trabalhem o
que significa a palavra anjo.
Falem que significa “mensageiro”,
lemos no Antigo Testamento que uma das funções dos anjos era levar mensagens
para as pessoas.
- Agora, entreguem para cada
aluno um papel pequeno em branco, peçam para escrever o nome dele.
Recolham todos os papéis,
dobre-os e coloquem dentro de um saco ou caixa.
- Peçam para que os alunos
retirem um papel e abram. Caso tenha tirado seu próprio nome, o aluno deverá
trocar por outro.
- Entreguem um cartão com
mensagem para cada aluno, pode ser do tipo que já se compra pronto ou o
professor elabora uma mensagem ou deixa a critério do aluno.
Peçam para que os alunos
coloquem no cartão o nome do colega que ele tirou da caixinha.
- Falem: Vimos que a palavra
anjo significa mensageiro, então vamos ser neste momento um mensageiro que leva
uma mensagem para seu colega(aquela pessoa que tirou o nome).
- Então, peçam para que os
alunos se levantem e façam a entrega dos cartões.
- Agora, trabalhem os pontos
levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário