Juvenis - Currículo do Ano 1: Fundamentos da nossa
fé
Lição 08: O Pecado e suas Consequências
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre o pecado e suas conseguências.
-
Iniciem o estudo da lição, através da dinâmica “Vaso Quebrado”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição, não contemplados na dinâmica.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Vaso quebrado
Objetivo:
Refletir sobre o pecado e
suas consequências.
Material:
01 jarro
Papel
Caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Leiam para os alunos a
seguinte história que me contaram. É lógico que não é verdadeira, mas pode nos
trazer algumas reflexões:
“Conta-se
que o anjo Gabriel deu para Adão e Eva um jarro e disse-lhes:
-
Enquanto vocês estiverem com este jarro vocês serão muito felizes.
O
casal guardou com cuidado o presente do anjo. Mas... eles pecaram e foram
expulsos do Paraíso.
Eva
pegou o jarro e deu para Adão levá-lo, que colocou sobre a cabeça. E ao sair do
Paraíso tropeçou e o jarro quebrou-se em muitas partes”.
Autor desconhecido.
- Agora, façam algumas
indagações:
1 - Neste contexto, o que
pode significar o “jarro”?
O jarro significa a comunhão
com Deus e a ausência de pecado.
2 - Que relação pode ter o
jarro quebrado com o pecado e a expulsão do Paraíso?
O jarro quebrado pode ser
comparado a quebra de comunhão com Deus, como consequência do pecado.
3 - Qual era o elemento que
promovia a felicidade do casal?
O jarro da história representava o cuidado do
casal com a felicidade – a comunhão com Deus.
4 - Por que era importante
guardá-lo com cuidado?
O jarro tinha que ser bem
cuidado e guardado, porque representava a comunhão com Deus.
5 - O que pode simbolizar
cada parte quebrada?
A soma das partes quebradas
simboliza a total descontinuidade de comunhão com Deus, pois o pecado traz como
consequência o distanciamento do homem com Deus, mas somente o oleiro pode
reconstruir o jarro, quando o homem aceita Jesus como seu salvador, restaurando
a vida espiritual.
- Depois dos questionamentos
e respostas, apresentem um jarro. Mostrem que está vazio.
- Perguntem:
O que podemos colocar dentro
deste jarro como partes representantes da nossa felicidade em comunhão com Deus?
O que preenche o homem
interior?
Que ações podemos ter para
não sofrer as consequências do pecado?
Distribuam papel para os
alunos escreverem e em seguida solicitem que coloquem dentro do jarro.
- Depois retirem cada papel
e leiam para a turma. Reflitam e analisem o que foi apontado pelos alunos.
- Para concluir leiam:
“Porque o salário do pecado
é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso
Senhor”(Rm 6.33).
Por Sulamita Macedo.
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