Jovens e Adultos – Filipenses – A humildade de
Cristo como exemplo para a Igreja
Lição 08: A Suprema Aspiração do Crente
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “A
Suprema aspiração do crente”.
-
Perguntem: O que neste contexto, significa a palavra “aspiração”.
-
Trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos
alunos.
-
Para concluir, utilizem a dinâmicas “O
Alvo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico
Como utilizar filmes nas aulas da EBD
Luz, Câmera e Ação!
O uso das tecnologias
em sala de aula, como suporte pedagógico, vem sendo inserido há algum tempo no
meio educacional, pois é considerado um elemento coadjuvante do processo de
ensino e aprendizagem. O filme é uma dessas tecnologias, que agregam valor ao
que está sendo estudado, pois atrai a atenção, desperta o interesse, aumenta a
retenção, vários sentidos estão sendo utilizados, como a audição e visão.
Para sua utilização de
forma satisfatória é importante observar alguns pontos relevantes:
Local
apropriado: O ideal é
uma sala ou outro ambiente fechado para exibição do filme, para que haja maior
concentração dos alunos e não ocorram interferências de som. Observe se há
problemas com a luminosidade, pois a claridade excessiva pode dificultar a
visão do filme de forma satisfatória.
Equipamento disponível: É importante o
agendamento prévio do equipamento, em caso de uso coletivo. Se for utilizar TV,
observe se o tamanho da tela é adequado para que todos vejam. Fique atento
também para a altura do som, confirmem se todos estão escutando.
Pessoa
habilitada para montar os equipamentos: É recomendável que alguém que saiba como organizar esta parte esteja
disponível para tal fim, para que não haja maiores imprevistos na instalação e/ou
colocar equipamento para funcionar.
Tempo
de instalação dos equipamentos: Os equipamentos devem ser instalados e testados antes do horário da
aula, para que não ocorra perda do tempo da aula ou execução do plano B.
Plano
B: Tenha sempre um plano B quando for utilizar
um equipamento eletrônico, pois pode ocorrer falta de energia, o equipamento
pode dar problema ou até mesmo esquecimento do filme em casa etc. No plano B,
você deve pensar como continuar a aula sem a exibição do filme. Dessa forma,
você não improvisará, nem ficará sem saber o que fazer.
Escolher
filmes adequados: A escolha
adequada do filme é um dos fatores importantes para que ocorra uma aula deste
tipo com sucesso, para tanto, observe: relação com o tema a ser estudado, filme
compatível com a idade da turma, linguagem utilizada. Se o filme apresentar
algumas ideias contrárias a Palavra de Deus, aproveite para analisar com os
alunos como refutar tal ideia a luz da Bíblia.
Fazer
uma explicação prévia do filme antes da exibição e do que deseja que os alunos
realizem: Uma breve explicação
sobre o filme situa o aluno no contexto da aula e do enredo. É interessante
pedir aos alunos para anotar alguns pontos, durante a exibição, para discussão
posterior, e dessa forma os alunos ficam
mais concentrados no filme.
Filmes
longos são inadequados: Para o
uso nas aulas da EBD, tendo em vista ter apenas 1 hora de duração em média, é
bom escolher filmes de curta duração ou em caso de filmes longos, escolher
algumas partes mais interessantes para exibi-las, que sejam mais significativos
para ilustrar o tema.
Assistir
ao filme antes de exibi-lo para os alunos: O professor precisa ter uma visão geral sobre o filme,
mesmo que tenha sido recomendado por outro colega, observando a inadequação de
imagens, linguagem e coerência com o tema, para determinados tipos de classes.
Utilizar
o filme com objetivo pedagógico: O filme não deve ser usado para preencher o tempo ou porque professor não
se preparou para a aula. Pelo contrário, a utilização do filme requer cuidado
no planejamento, pois é necessário que haja discussão e reflexão sobre o que
foi exibido com relação ao tema da aula.
Há várias
possibilidades para utilizar filmes nas aulas da Escola Bíblica Dominical:
- Exibir o filme para iniciar um estudo, um
debate ou ilustrar um tema.
- Pode ser usado de uma só vez, caso a
minutagem do filme seja adequada ao tempo de aula. Em caso de filmes longos,
escolher algumas partes mais interessantes para exibi-las.
- Exibir o filme por partes, com paradas para
discussão, promovendo a participação do aluno.
- Repetir a exibição de trechos do filme para
enfatizar pontos mais relevantes.
Como a exibição de um filme requer o uso da
visão e da audição, há uma recomendação a ser observada quanto à presença de alunos
com necessidades especiais, no caso dos deficientes auditivos(surdos) e dos deficientes
visuais(cegos), para que eles sejam incluídos no processo da aula.
- Com
alunos surdos na sala, o ideal é escolher filmes legendados, se ele for
alfabetizado na segunda língua(Português). Se for alfabetizado em Libras(primeira
língua), é interessante a presença de um intérprete. Mesmo que o surdo seja
oralizado, fazer uso da leitura labial no filme é quase impossível, pois os
atores não falam de frente para o ouvinte e de forma pausada.
- Com a presença de alunos cegos ou de baixa
visão, fazer um resumo oral ou em Braille do que vai ser exibido, detalhando
imagens mais importantes de forma que ele entenda.
A utilização do filme nas aulas da Escola
Bíblica Dominical pode ser considerada como uma ferramenta coadjuvante para o
processo de ensino e aprendizagem. É uma das formas de transformar uma aula
puramente unilateral, onde somente o professor fala e os alunos escutam, em um
momento interativo, prazeroso e reflexivo.
Por Sulamita Macedo.
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