RSS

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: O Plano de Salvação
Lição 09: Os benefícios da salvação

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Os benefícios da salvação”, enfatizando o amor que Deus para conosco, o amor que devemos ter para com Deus e ao próximo, nas nossas ações e na evangelização.
- Trabalhem outros pontos levantados na lição.
- Concluam o estudo do tema com a dinâmica “História de Amor”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: História de Amor

Objetivo: Refletir sobre a importância do amor nas nossas ações.

Material:
Nomes digitados: ALEGRIA, TRISTEZA, VAIDADE, SABEDORIA, RIQUEZA, BONDADE, INDIFERENÇA e VELHINHO.
08 barquinhos de papel
01 cópia do texto "Ilha dos Sentimentos" para cada personagem (postado abaixo).
01 pirulito em forma de coração para cada aluno

Procedimento:
1 - Escolham 08 pessoas para representar a Alegria, a Tristeza, a Vaidade, a Sabedoria, a Riqueza, a Bondade, a Indiferença e o Velhinho.
2 - Distribuam um barquinho de papel para cada um destes personagens.
3 - Passem o texto Ilha dos Sentimentos com todos os personagens, para que entendam a história, o momento de cada um falar  e agir.
4 - Realizem a representação do texto e ao final, falem da importância da prática do amor nas nossas ações. Leiam I Co 13: 1 a 3.
Texto: Ilha dos Sentimentos
Era uma vez uma ilha, onde moravam os seguintes sentimentos: a alegria, a tristeza, a vaidade, a sabedoria, a riqueza, a bondade e outros...
Um dia, avisaram para os moradores dessa ilha, que ela ia ser inundada. A Bondade cuidou logo para que todos os sentimentos se salvassem; então falou:
- Fujam todos, a ilha vai ser inundada.
Todos correram e pagaram seu barquinho para irem para um morro bem alto. Só a bondade não se apressou, pois queria ficar e se certificar que todos estavam bem. Quando já estava tudo inundado, correu para pedir ajuda. Estava passando a Riqueza e ela disse:
- Riqueza, leve-me com você! Ela respondeu:
- Não posso, meu barco está cheio de ouro e prata, você não ia caber.
Passou a Vaidade e ela pediu:
- Oh! Vaidade, leve-me com você!
- Não posso você vai sujar meu barco.
Logo atrás vinha a Tristeza.
- Tristeza, posso ir com você?
- Ah! Bondade, estou tão triste que prefiro ir sozinha!
Passou a Indiferença, mas fez que não estava escutando o chamado da Bondade. Desconsolada, a Bondade começou a chorar e pacientemente resolveu esperar ajuda. Então passou um barquinho, onde estava um velhinho que lhe falou:
- Sobe, Bondade, que eu te levo!
A Bondade ficou tão radiante de felicidade que até esqueceu-se de perguntar o nome do velhinho. Chegando ao morro onde estavam os sentimentos, ela perguntou a Sabedoria:
- Sabedoria, quem era o velhinho que me trouxe aqui?
Ela respondeu:
- O Amor!
Autor Desconhecido.
- Concluam, enfatizando o amor que Deus para conosco, o amor que devemos ter para com Deus e ao próximo, nas nossas ações e na evangelização.
Depois, entreguem um pirulito em forma de coração para cada aluno.


Adaptação do Texto Ilha dos Sentimentos para dinâmica por Sulamita Macêdo.

0 comentários: