Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: O Plano de
Salvação
Lição 09: Os benefícios da salvação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “Os benefícios da salvação”, enfatizando
o amor que Deus para conosco, o amor que devemos ter para com Deus e ao
próximo, nas nossas ações e na evangelização.
-
Trabalhem outros pontos levantados na lição.
-
Concluam o estudo do tema com a dinâmica “História
de Amor”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: História de Amor
Objetivo:
Refletir sobre a importância do amor nas nossas ações.
Material:
Nomes
digitados: ALEGRIA, TRISTEZA, VAIDADE, SABEDORIA, RIQUEZA, BONDADE, INDIFERENÇA
e VELHINHO.
08
barquinhos de papel
01
cópia do texto "Ilha dos Sentimentos" para cada personagem (postado
abaixo).
01
pirulito em forma de coração para cada aluno
Procedimento:
1
- Escolham 08 pessoas para representar a Alegria, a Tristeza, a Vaidade, a
Sabedoria, a Riqueza, a Bondade, a Indiferença e o Velhinho.
2
- Distribuam um barquinho de papel para cada um destes personagens.
3
- Passem o texto Ilha dos Sentimentos com todos os personagens, para que
entendam a história, o momento de cada um falar
e agir.
4
- Realizem a representação do texto e ao final, falem da importância da prática
do amor nas nossas ações. Leiam I Co 13: 1 a 3.
Texto: Ilha dos Sentimentos
Era uma vez uma ilha, onde moravam os seguintes
sentimentos: a alegria, a tristeza, a vaidade, a sabedoria, a riqueza, a
bondade e outros...
Um dia, avisaram para os moradores dessa ilha, que
ela ia ser inundada. A Bondade cuidou logo para que todos os sentimentos se
salvassem; então falou:
- Fujam todos, a ilha vai ser inundada.
Todos correram e pagaram seu barquinho para irem
para um morro bem alto. Só a bondade não se apressou, pois queria ficar e se
certificar que todos estavam bem. Quando já estava tudo inundado, correu para
pedir ajuda. Estava passando a Riqueza e ela disse:
- Riqueza, leve-me com você! Ela respondeu:
- Não posso, meu barco está cheio de ouro e prata,
você não ia caber.
- Oh! Vaidade, leve-me com você!
- Não posso você vai sujar meu barco.
Logo atrás vinha a Tristeza.
- Tristeza, posso ir com você?
- Ah! Bondade, estou tão triste que prefiro ir
sozinha!
Passou a Indiferença, mas fez que não estava
escutando o chamado da Bondade. Desconsolada, a Bondade começou a chorar e
pacientemente resolveu esperar ajuda. Então passou um barquinho, onde estava um
velhinho que lhe falou:
- Sobe, Bondade, que eu te levo!
A Bondade ficou tão radiante de felicidade que até
esqueceu-se de perguntar o nome do velhinho. Chegando ao morro onde estavam os
sentimentos, ela perguntou a Sabedoria:
- Sabedoria, quem era o velhinho que me trouxe
aqui?
Ela respondeu:
- O Amor!
Autor Desconhecido.
-
Concluam, enfatizando o amor que Deus para conosco, o amor que devemos ter para
com Deus e ao próximo, nas nossas ações e na evangelização.
Depois,
entreguem um pirulito em forma de coração para cada aluno.
Adaptação
do Texto Ilha dos Sentimentos para dinâmica por Sulamita Macêdo.
0 comentários:
Postar um comentário