Adolescentes - Currículo do Ano 1: Vivendo em
Sociedade
Lição 09: Mídia e Comunicação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como tema mídia e comunicação.
-
Para introduzir o tema, utilizem a dinâmica “Tô Ligado”.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham
uma produtiva e excelente aula!
Dinâmica: Tô Ligado!
Objetivo:
Refletir sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a
mídia.
Material:
01
globo terrestre ou uma bola grande para representar o mundo
Barbante
Fita
gomada com pouca adesividade(se for usar o globo)
Fita
adesiva(se for usar uma bola)
Nomes
digitados: MSN, twitter, sala de bate-papo, blog, facebook, sites, jogos,
televisão, revistas, jornais.
Procedimento:
-
Organizem as cadeiras em círculo.
-
Coloquem o globo ou a bola no centro do círculo.
-
Cortem 10 pedaços de barbante do tamanho que dê para fixar no globo e vá até as
cadeiras.
-
Dobrem o papel com os nomes digitados para que os alunos não visualizem ao
chegar.
-
Preguem cada papel dobrado com as palavras “MSN, twitter, sala de bate-papo,
blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas, jornais” em um lado do
barbante. Para cada palavra, um barbante.
-
Depois, preguem o outro lado do barbante no globo(sugiro o uso de fita gomada
com pouca adesividade para não danificar o globo)
-
Aguardem os alunos.
DURANTE
A AULA:
-
Depois que os alunos estiverem sentados, deem os 10 barbantes para 10 alunos.
-
Perguntem: Olhando para este material, o que vocês acham qual será nosso tema
da aula?
Aguardem
as respostas.
-
Depois falem que o tema da aula será sobre o cuidado sobre A aula de hoje será
sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a mídia.
através de diversos meios de comunicação,
enfatizando o virtual.
-
Então peçam para que os 10 alunos leiam a palavra que recebeu(presa no
barbante).
-
Perguntem: Por que estas palavras estão presas no barbante ligadas ao globo?
Aguardem
as respostas. Certamente elas vão girar em torno da comunicação entre as
pessoas.
-
Perguntem:
Através
de quais destes meios vocês mantêm comunicação?
Aguardem
as respostas.
-
Em seguida, aproveitando as respostas, falem sobre:
O
tempo que eles se mantêm conectados.
O
tipo de conversa.
Influências
positivas e negativas.
Não
se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma
consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
-
Para concluir, leiam:
I
Co 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”.
Cl
2.8a “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua...”
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário