Jovens e Adultos – Filipenses – A humildade de
Cristo como exemplo para a Igreja
Lição 07: A Atualidade dos Conselhos Paulinos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão
bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “A
Atualidade dos Conselhos Paulinos”.
-
Trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos
alunos.
Procurem
destacar quais os conselhos apontados por Paulo e apresentem para os alunos de
forma contextualizada.
-
Utilizem uma das dinâmicas, que abordarão o tema da alegria: “A Fonte da Alegria” ou “A
Alegria está no ar”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto
Pedagógico
Treinamento
para Professores da EBD
Partindo do princípio que a maioria dos professores da
Escola Bíblica Dominical não possui formação pedagógica, é necessário que eles
sejam treinados para que sejam capacitados para ensinar.
A igreja deve então organizar treinamento, fornecendo
subsídios pedagógicos para que os professores se sintam confiantes para exercer
tão nobre tarefa – ensinar na EBD. Chamar alguém para ensinar, sem prepará-lo antes,
é difícil para o professor, para os alunos e certamente vai causar problemas.
Treinar e prover apoio pedagógico e técnico é o mínimo
que a Igreja deve fazer. Alguns pontos devem ser observados para que haja
sucesso no treinamento:
1 – Realizar reunião com os
professores
Com
o objetivo de sensibilizá-los para a necessidade do treinamento e estimulá-los
a participar do curso, apresentando o formato do evento e outras informações
pertinentes.
2 – Fazer levantamento da formação e
atuação dos professores
Pode ocorrer que entre os professores haja alguém com
curso de Pedagogia ou outro que trabalhe com treinamento de líderes. Eles devem
ser sondados se podem colaborar com o treinamento como professor formador.
A escolha dos demais professores formadores ficará a
critério da organização do evento, de acordo com as necessidades e possibilidades.
3 – Escolher o coordenador geral do
treinamento e coordenadores por faixa etária
É
bom que haja uma descentralização de funções do superintendente, escolhendo uma
pessoa com qualidades positivas de liderança para coordenar o treinamento, como
também apontar outros coordenadores para as demais faixas etárias, que deverão
trabalhar com o mesmo objetivo, contextualizando as orientações de acordo com o
tipo de revista, aluno ou tipo de classe.
Se o
superintendente deseja e tem condições de tempo para organizar e coordenar o
treinamento não há problema, mas sempre é bom a atuação de colaboradores.
4 – Formatação do treinamento
1º.
Momento: As aulas iniciais deverão acontecer com todos os professores juntos,
para receber orientações gerais sobre a EBD, o ensino e traçar metas conjuntas.
2º.
Momento: Os professores serão divididos por faixa etária para receber
orientações específicas.
É
interessante organizar o curso por módulo, cada módulo com um determinado tema
e professor específico.
Realizar
treinamento com os professores novatos sempre que formar um grupo. É
interessante que eles sejam treinados antes de começar a ensinar.
5 - Período de realização
Delimitar início e fim do treinamento, apresentando
um cronograma de cada encontro e módulo; isto é importante para que os
envolvidos se organizem para participar da capacitação.
6 - Tema geral e sub-temas
Veja
alguns temas: Liderança, Planejamento Estratégico para EBD, Planejamento de
aula, Recursos visuais, Métodos e técnicas de ensino, como utilizar as
tecnologias, características psicológicas das faixas etárias, avaliação da
aprendizagem na EBD, estratégias de participação dos alunos na aula da EBD etc.
Lembre-se
que cada módulo abrangerá um determinado tema específico.
7 – Local de realização e horário:
Há várias possibilidades para realização de treinamento:
na própria igreja ou em outro local de fácil acesso, podendo acontecer aos
sábados ou em outro dia da semana à noite. Mas, como há muitas pessoas que
trabalham aos sábados e outros que não podem à noite, tenho uma sugestão: pela
minha experiência há um horário bastante conveniente – o horário da EBD. Como
assim? Isto mesmo!
Na EBD, enquanto há uns ensinando, há outros professores
de “folga”. Então, os que estão livres participam do treinamento naquele
domingo. Na próxima aula, faz o inverso: quem ensinou, participa do
treinamento. Quem estava no treinamento, ensina. Sei que o resultado é melhor
do que em outros horários. O professor formador deverá ter conhecimento de que
ele repetirá 02 vezes a mesma aula.
É notório que há professores que só participam da EBD
quando vão ensinar e se ausentam dos demais domingos. Esta é uma atitude que precisa
ser corrigida. Então, estes professores precisam saber com antecedência do
treinamento para poder participar, como também estar presente na Escola
Dominical para ensinar.
8 – Organizar material do
treinamento
Há alguns materiais que devem ser organizados:
Pasta
para cada aluno contendo caneta, bloco de anotações, apostilhas, folder com
cronograma das aulas.
Material
que o professor formador vai utilizar: data-show, apostilhas etc.
Lista
de presença: é importante controlar a presença e falta dos alunos. Os alunos
devem ter no mínimo 75% de frequência para receber o certificado.
Certificados:
organizar modelo, imprimir.
9 - Recursos
financeiros
Julgo
desnecessário que o professor pague inscrição.
Os
gastos deverão ser financiados pela igreja, como a compra de material listado
no item anterior e/ou outros que porventura haja necessidade.
10 - Finalização do treinamento
Organizar
um momento especial para entregar certificados, fazer uma avaliação do
treinamento, oferecer um lanche etc.
Preparar
professores para sua atuação na EBD é uma atitude sábia. Há docentes que
possuem conhecimento bíblico, mas não conseguem transmitir as informações de
forma didática, contextualizada e prazerosa, tornando a aula um fardo para quem
apenas escuta... escuta... escuta...
Que tal
pensar e agir sobre esta situação?
Sulamita Macedo.
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