Juvenis - Currículo do Ano 1: O Cuidado com as
influências dos meios de comunicação
Lição 02: Perigos da Mídia Eletrônica
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
-
Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre os perigos da mídia eletrônica.
-
Procurem identificar o que seja Mídia eletrônica.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa.
-
Aproveitem a oportunidade para combinar com eles, sobre a criação de um blog
para a turma, a escolha do nome e do template, quem será o responsável para
manter o blog atualizado (acho que deveria ser o professor).
-
Aproveitem o ensejo desta lição e comecem a usar o Twitter, colocando mensagens
para seus alunos sobre a lição ou outras de sua preferência.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Nem
Tudo que Reluz é Ouro”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Nem Tudo que Reluz é Ouro
Objetivo:
Refletir sobre o valor dado pelos adolescentes a internet, TV e outras mídias.
Material:
A
expressão digitada “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
Figura de uma barra de ouro para cada aluno.
Procedimento:
-
Falem: O tempo destinado por muitos de vocês navegando na Internet é muito
grande em relação ao tempo para outras atividades, que ficam em segundo plano
ou mesmo nenhum tempo sobra para os estudos, leitura bíblica, ajudar nas
tarefas de casa, reuniões familiares etc.
-
Falem, ainda: Mas, vocês precisam pensar o que na verdade é importante. Se
vocês tem destinado um tempo demasiado para a internet, com certeza seus
pensamentos e ações estão sendo bombardeados por uma sorte de ideias e
conversas que podem ou não ser de grande valor.
-
Coloquem no quadro a expressão “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
-
O que esta expressão pode significar para a situação que estamos refletindo?
Aguardem
as respostas.
Esta
expressão significa que “a coisa nem sempre é o que parece”. Sendo assim, o que
vocês podem dizer?
Aguardem
as respostas.
-
Falem o ouro é um material precioso, mas nem tudo é reluz é ouro. Tenham
cuidado com o tempo e qualidade daquilo que vocês estão dando tanto valor.
-
Distribuam para cada aluno uma figura de uma barra de ouro e solicitem que
escrevam nela ações que promovam seu crescimento espiritual, otimizando seu
tempo para todas as coisas e valorizando os momentos em família.
-
Leiam: Ap 3.18.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário