Juvenis - Currículo do Ano 1: O Cuidado com as
influências dos meios de comunicação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre as influências dos meios de
comunicação.
-
Em seguida, trabalhem sobre a comunicação hoje e ontem através do vídeo do
YouTube “Meios de comunicação – sua evolução”, com 5.25 minutos. Vejam no link
abaixo:
Reflitam
sobre a intenção dos produtores do vídeo fazendo a diferença na 1ª parte com
figuras que aparecem lentamente e música também lenta e a 2ª parte, marcada com
música rápida e figuras que aparecem também com rapidez.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, utilizando a dinâmica “Você Compartilha?”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Você Compartilha?
Objetivo:
Refletir sobre as influências dos meios de comunicação.
Material:
Envelopes
Nomes
e expressões digitados
Procedimento:
-
Entreguem os envelopes fechados para dois alunos com as seguintes palavras ou
expressões(07 para cada aluno):
Consumo
Culto
ao corpo
Mensagens
subliminares
Informação
Rápida
comunicação
Influência
de seitas
Tempo
excessivo diante da TV e Internet
Falta
de tempo para conversar
Pouco
ou quase nenhum tempo para estudar
Evangelização
através da mídia
Indução
a mudança de comportamento
Pedofilia
Programas
de TV e sites inadequados
-
Peçam para um aluno de cada vez abra os envelopes e leia o conteúdo somente
para ele.
O
professor pergunta: Você compartilha?
-
O aluno deverá falará “compartilho” ou “não compartilho”.
-
O professor deverá separar os envelopes de compartilho ou não compartilho.
Isto
deve acontecer até que os 14 envelopes sejam abertos.
-
Falem: Vamos ver agora o que os colegas(falem os nomes deles) compartilham e não compartilham.
Peçam
para que os alunos falem porque compartilham ou não compartilham.
-
Apresentem cada palavra ou expressão, comentem sobre cada uma delas, afirmem
que são influências positivas e negativas dos meios de comunicação e falem que
estes temas serão abordados no decorrer do trimestre.
Por
Sulamita Macedo.
6 comentários:
Gostei muito das dicas! Parabéns pelo seu trabalho!
Quenia, muito obrigada por sua visita.
Faça bom proveito!
Você é benção de Deus para nós, Jesus continue lhe capacitando.
Elizangela, muito obrigada por sua visita. Fico muito feliz ao saber que posso contribuir com vocês. Volte sempre!
Gostei muito! .. Fiz duas plaquinhas, simbolizando "curtir" e "não curtir" pra eles respondem aos tópicos relacionados na dinâmica!
Conheci esse blog a pouco tempo e gostei muiuto...Que Deus continue te abençoando muito e lhe dando cada dia mais em sabedoria...
Postar um comentário