Dinâmica:
Aprendendo com as Formigas
Objetivo:
Refletir sobre a importância e finalidade do Trabalho.
Material:
Meia folha de papel ofício
para todos os alunos e alguns pincéis atômicos.
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno
meia folha de papel ofício.
- Solicitem que escrevam o
nome da profissão ou ocupação deles ou de seus pais, mães ou responsáveis
desenvolvem ou outra fonte de sustento(aposentadoria) ou até mesmo a mesada que
eles(os filhos) recebem.
- Organizem os alunos em
círculo e coloquem no piso (no meio do círculo) todos os papéis preenchidos
pelos alunos.
- Falem: Estamos vendo uma
quantidade diversificada de trabalhos exercidos por vocês ou seus responsáveis. Solicitem para cada aluno falar, de forma
objetiva, sobre o que o trabalho tem proporcionado para a família e para eles,
individualmente.
- Falem: Pelas falas de
vocês, podemos perceber a importância e finalidade do trabalho.
- Depois, perguntem: Vocês
já observaram como trabalham as formigas?
- Aguardem as respostas e
acrescentem:
”Numa colônia de formigas
cada indivíduo desempenha um papel "específico". As operárias jovens
realizam melhor as tarefas dentro do ninho, como cuidar das larvas, ao passo que
as mais velhas saem para forragear em busca de alimentos ou escavar galerias.
Já as muito velhas se dedicam a manejar os desperdícios dentro da colônia. As
castas de maior tamanho, a dos soldados, são especializadas para a defesa da
colônia.” (dados da internet).
- Para finalizar leiam esta passagem bíblica
Pv 6. 6 a 11:
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha
para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem
dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó
preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um
pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados;
Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um
homem armado”.
- Acrescentem ainda: Deus
nos deu capacidade para o trabalho.
- Agora, continuem o estudo
da lição, conforme a orientação pedagógica acima exposta.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário