Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida
Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Lição 03: Trabalho e Prosperidade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “Trabalho
e Prosperidade”.
-
Coloquem no quadro as figuras de Celeiro e do lagar, da formiga, do leão e do
espinheiro.
-
Falem que nesta aula, vamos estudar sobre a metáfora do Celeiro e do lagar, da
formiga, do leão e do espinheiro. Falem que estas metáforas estão no livro de Provérbios. Mas antes precisamos entender o que é metáfora.
Metáfora
é uma figura de linguagem, que consiste em retirar uma palavra do contexto
habitual de significação e transportá-la para um novo contexto figurativo,
devendo haver relação de semelhança entre as duas palavras.
Exemplo:
Encontramos
a chave do problema.
A
palavra “chave” nesta frase é uma metáfora. Chave serve para abrir, mas aqui a
palavra assume o significado de “solução”.
-
Leiam:
Pv 3. 9 e 10 e apresentem a metáfora do
Celeiro e do lagar e reflitam sobre seu significado
Pv
6. 6 – 11 e apresentem a metáfora da formiga e reflitam sobre seu significado
Pv 22. 13 e 26.13 e apresentem a metáfora do
leão e reflitam sobre seu significado
Pv
24. 30 – 34 e apresentem a metáfora dos espinheiros e reflitam sobre seu significado
-
Depois, utilizem a dinâmica “Aprendendo
com as Formigas”.
- Enfatizem a importância e
as finalidades do trabalho, já introduzidas na aula, acrescentando, agora, as
seguintes informações:
Aproveitem e falem sobre a
inserção das mulheres no mundo do trabalho e sobre a importância das meninas
estudarem e conseguirem bons empregos.
Acrescentem também, nesta
aula, sobre o trabalho doméstico, falando da necessidade de todos da família
cooperarem nas atividades de casa, inclusive os meninos.
Coloquem no quadro ou
cartolina, figuras de crianças brincando, estudando e trabalhando e enfatizem a
importância da brincadeira e o estudo e convivência em grupo para as crianças.
Falem ainda sobre a ilegalidade do trabalho infantil.
- Para concluir, leiam e
reflitam sobre o tema da aula no conto “A
Formiga e a Cigarra” de La Fontaine.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Aprendendo com as Formigas
Objetivo:
Refletir sobre a importância e finalidade do Trabalho.
Material:
Meia folha de papel ofício
para todos os alunos e alguns pincéis atômicos.
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno
meia folha de papel ofício.
- Solicitem que escrevam o
nome da profissão ou ocupação deles ou de seus pais, mães ou responsáveis
desenvolvem ou outra fonte de sustento(aposentadoria) ou até mesmo a mesada que
eles(os filhos) recebem.
- Organizem os alunos em
círculo e coloquem no piso (no meio do círculo) todos os papéis preenchidos
pelos alunos.
- Falem: Estamos vendo uma
quantidade diversificada de trabalhos exercidos por vocês ou seus
responsáveis. Solicitem para cada aluno
falar, de forma objetiva, sobre o que o trabalho tem proporcionado para a
família e para eles, individualmente.
- Falem: Pelas falas de
vocês, podemos perceber a importância e finalidade do trabalho.
- Depois, perguntem: Vocês
já observaram como trabalham as formigas?
”Numa colônia de formigas
cada indivíduo desempenha um papel "específico". As operárias jovens
realizam melhor as tarefas dentro do ninho, como cuidar das larvas, ao passo
que as mais velhas saem para forragear em busca de alimentos ou escavar
galerias. Já as muito velhas se dedicam a manejar os desperdícios dentro da
colônia. As castas de maior tamanho, a dos soldados, são especializadas para a
defesa da colônia.” (dados da internet).
- Para finalizar leiam esta passagem bíblica
Pv 6. 6 a 11:
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha
para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem
dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó
preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um
pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados;
Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um
homem armado”.
- Acrescentem ainda: Deus
nos deu capacidade para o trabalho.
- Agora, continuem o estudo
da lição, conforme a orientação pedagógica acima exposta.
Por Sulamita Macedo.
Conto:
A Cigarra e a Formiga
Era
uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se
preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha
pesada, perguntou:
-
Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar!
O verão é para gente se divertir!
-
Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso
trabalhar agora para guardar comida para o inverno.
Durante
o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque.
Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.
Um
belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.
A
cigarra então aconselhou:
-
Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha,
vamos cantar! Vamos dançar!
A
formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e
ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.
Mas,
no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo,
olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a
vidinha boa.
A
rainha das formigas falou então para a cigarra:
- Se
não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar
fome e frio.
A
cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:
-
Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Para
cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar
no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura
perda de tempo.
Certo
dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo
gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.
Abrindo
a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.
Puxou-a
para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela
hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das
formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever:
toque e cante para nós.
Para
cigarra e para as formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.
Adaptado da obra de
La Fontaine
Texto Pedagógico
Leitura nas aulas da EBD
Há variadas formas de promover a
participação dos alunos nas aulas de Escola Bíblica Dominical(EBD). A leitura
de textos e versículos realizada pelos alunos é também uma das maneiras de
oportunizar a participação deles nas aulas. Quer saber como? Leia este texto!
O ato de ler de que trata este texto não se refere
à leitura da lição durante a aula. Há professores que procedem assim, não sei
se por falta de conhecimento pedagógico ou porque não se preparam para a aula,
então leem um tópico e em seguida fazem um comentário. Ler a lição não é
ministrar aula! A lição deve ser lida em
casa, pelo menos duas vezes antes da preparação da aula. Não quer dizer com
isto que o professor está proibido de ler algum trecho pequeno da lição, mas
caso haja necessidade disto que seja de forma esporádica.
Não é recomendável que o professor
leia todos os versículos e textos que ele escolheu para fundamentar e
exemplificar o tema em estudo, pois, a aula torna-se um monólogo e os alunos
passivamente escutam... escutam... É necessário estimular a atenção deles,
oportunizando atividades de colaboração na aula, sendo uma delas a leitura.
Há formas diferenciadas de leitura
de textos que podem ser utilizadas durante as aulas . Então, vejam a seguir
algumas sugestões:
- Leitura compartilhada: Todos os alunos possuem o
mesmo texto e cada pessoa ler uma parte dele, que pode ser por parágrafo ou o
professor indica quem vai ler e em um determinado momento pede que ele pare,
para que outros continuem, até concluir a leitura do texto por completo.
- Leitura pontuada: É uma leitura com pausa a cada
sinal de pontuação. Para realizá-la são necessários alguns cuidados:
. Indicar quem inicia a leitura e a apontar a ordem
sequencial da leitura, isto é, sempre do lado direito de quem está lendo.
. Orientar que um aluno vai ler e quando encontrar
um dos sinais de pontuação (? , . !) ele para, em seguida o colega do lado
direito continua e para quando encontrar
outro ponto, e assim por diante até terminar o texto.
. Se alguém errar, a leitura é reiniciada do começo
do texto. A leitura torna-se engraçada porque a tendência da pessoa é continuar
lendo, mas é corrigido pelos colegas e tudo começa do zero (do inicio do
texto).
. A leitura também pode se tornar tensa, por causar
do medo de errar, mas a tentativa vale a pena.
. Para finalizar, realizem uma leitura completa sem
interrupções.
- Leitura dialogada: É utilizada com textos no qual
há diálogos. Para sua realização é necessário definir quem são os personagens.
Em muitos casos, também se escolhe o narrador. É uma leitura feita com a
colaboração de várias pessoas com suas falas, observando o momento de cada um
ler, para isto é importante que todos os participantes estejam de posse de uma
cópia do texto.
A leitura de versículos e de textos na aula da EBD
é um estímulo à participação dos alunos, proporciona a fixação da Palavra de
Deus, além de oportunizar o contato com outros tipos de textos. O professor
pode também fazer indicação de leitura de livros, revistas ou de textos da
internet sobre o tema da lição, para aprofundamento do estudo realizado em
classe.
Que tal começar na próxima aula?
Por
Sulamita Macedo.
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