Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Escolhas que
Agradam a Deus
Lição 02: A Verdade sobre a verdade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como tema falar a verdade.
-
Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Mentira tem perna curta”.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mentira tem perna curta
Objetivo:
Refletir e sensibilizar os alunos para que sejam praticantes da honestidade.
Material:
01
cópia do texto “Mentira tem perna curta” para cada aluno
01
caixa de presente
01
cartão para cada aluno contendo o versículo de Fp 4.8 digitado
01
bala para cada aluno que será fixado no cartão
Procedimento:
-
Escrevam no quadro a frase “Mentira tem perna curta” e perguntem o que
significa ou solicitem que os alunos contem uma situação que conhecem que pode
ilustrar esta frase.
Aguardem
as respostas.
-
Depois, falem: Vamos conhecer uma situação que ocorreu com um casal de
namorados. Leiam o texto abaixo.
Texto de Reflexão: Mentira tem perna curta
Um casal de namorados estava passeando numa rua
comercial. A moça, olhando a vitrina de uma loja de artigos japoneses, ficou
encantada com um lindo vaso. Seu namorando foi indagar o preço daquele objeto.
Tratava-se uma peça caríssima, totalmente fora de seu orçamento.
Porém, ao correr os olhos pela loja, notou que
havia um vaso igualzinho, mas quebrado. Foi quando teve uma ideia. Após deixar
a namorada em casa, voltou à loja e pediu ao dono que embrulhasse aquele vaso
quebrado. Deu-lhe uma gorjeta qualquer e levou o vaso todo embrulhado. Sua
ideia era tornar a namorada feliz, fazendo-a pensar que ele lhe dera um
presente tão caro e, quando chegasse à casa da moça, iria simular um tombo e
dizer que o vaso havia se partido naquele momento.
E fez tudo conforme planejara. A namorada acreditou
até desembrulhar o vaso, quando então constatou a mentira. O dono da loja havia
embrulhado cada pedaço do vaso separadamente e, dessa forma, a moça descobriu
que o vaso não havia se quebrado naquele momento e que o namorado tentara
enganá-la. Ficou muito decepcionada.
Autor desconhecido.
– Depois, façam a encenação deste texto.
Escolham 03 pessoas para representar o rapaz, a moça e o dono da loja.
– Em seguida, falem: Acabamos de ler uma
história de um rapaz que desejou agradar, impressionar sua namorada, com um
presente, tentando enganá-la, mas sua desonestidade foi descoberta, pois
mentira tem perna curta e se deu mal.
– Falem: Que tal reformular esta história?
Então,
reescrevam a história, observando o princípio da honestidade e façam novamente
a encenação. Vocês podem colocar nomes nos personagens.
-
Para concluir, apresentem a caixa de presente, abram e mostrem o presente.
O
presente para cada aluno é um versículo. Distribuam para cada aluno o cartão
com o versículo abaixo e uma bala fixada nele.
Depois,
peçam para que todos os alunos leiam o versículo:
“Quanto
ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é
justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há
alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário