Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Escolhas que
Agradam a Deus
Lição 03: Perdão sem Limites
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: Na lição de hoje estudaremos sobre o perdão.
-
Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Lápis, o Apontador e a Borracha”.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Lápis, o Apontador e a Borracha
Objetivo:
Refletir sobre a conduta do cristão.
Material:
01
cópia do texto “A História do Lápis” para cada aluno(vejam no procedimento)
01
lápis grafite, 01 apontador e 01 borracha, ¼ de folha de papel ofício para a
avó
Procedimento:
1
- Distribuam uma cópia do texto “A
História do Lápis” para cada aluno.
2
- Façam a leitura do texto de forma dialogada, para isto escolham 03 pessoas
para fazerem o papel da avó, do menino e o narrador.
3
- Forneçam uma folha de papel e 01 lápis grafite para a “avó” que deve estar
sentada, escrevendo a carta. O “menino” deve ficar perto da “avó”.
4
– Os “atores” devem realizar as ações do texto, por exemplo:
A avó passa o lápis para o neto.
Mostrar
o apontador, a borracha, o grafite e as marcas do papel.
5
– Agora, depois destes passos organizados, façam a leitura do texto:
A História do Lápis
“O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A
certa altura, perguntou
- E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade.
Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando.
Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu
nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha
vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há
cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa
em paz com o mundo.
Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas,
mas não deve esquecer nunca que existe uma mão que guia seus passos. Esta mão
nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso
parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis
sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar
algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.
Terceira qualidade: o lápis sempre permite que
usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir
uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para
nos manter no caminho da justiça.
Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis
não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto,
sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.
Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre
deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá
deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.
Autor desconhecido.
6
- Reflitam com os alunos sobre os 05 ensinamentos do lápis, relacionando-os com
o tema do perdão.
Uma
mão que guia – Deus
Usar
o apontador – as dificuldades
Usar
a borracha – apagar os erros
O
grafite – o que está dentro da gente
As
marcas no papel – as consequências dos nossos atos
Quando
cometemos falhas, podemos usar a “borracha” para consertar os erros, pedindo
desculpas, tendo cuidado para não errar novamente. Mesmo apagando com a
borracha, pedindo perdão ou perdoando, lembrem-se de que as marcas ficam, pois
as situações do passado não podem ser apagadas, sofremos e fazemos outras
pessoas sofrerem(o apontador), mas no presente podemos ter atitudes positivas,
valorizando o que temos internamente(o grafite), aquilo que aprendemos da
Palavra de Deus, dos nosso pais, quanto a nossa conduta e relacionamentos.
7
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
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