Juvenis - Currículo do Ano 1: O Cuidado com as
influências dos meios de comunicação
Lição 03: Mídia sem Máscara
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre a influência da programação da
Televisão.
-
Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Botão de Ligar e Desligar”.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Botão de Ligar e Desligar
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a influência da programação televisiva.
Material:
01
figura de uma televisão.
Expressões
digitadas: Filmes e Novelas, Programas de Humor e de Auditório, Reality Shows, Desenhos
Animados e Jornais Informativos e Policiais, Programas Religiosos.
Procedimento:
-
Perguntem: Qual o mal do aparelho de televisão?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos falem que o aparelho por si só não há mal nenhum.
-
Depois, perguntem: Então, apontem quais as razões da TV ser tão combatida na
Igreja?
Espera-se
que os alunos falem que se refere ao mau uso da TV, como também sua
programação.
-
Em seguida, dividam a turma em 3 grupos.
-
Entreguem para cada grupo, duas das expressões abaixo:
Filmes
e novelas
Programas
de humor e auditório
Reality
shows
Desenhos
animados
Jornais
informativos e policiais
Programas
religiosos
-
Peçam para que em grupo os alunos analisem esta programação nos diversos canais
e depois apresentem o resultado da discussão, falando quando deve ser utilizado
o botão de ligar e desligar.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário