Adultos: O Final de todas as coisas – Esperança e
glória para os salvos
Lição 05: O Arrebatamento da Igreja
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O Arrebatamento da Igreja.
-
Iniciem a aula, utilizando a dinâmica “Arrumando
a mala”, que proporcionará a reflexão sobre a necessidade de estar
preparado para o Arrebatamento.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir a aula, utilizem o texto “Eu
sabia que você vinha!”
Observação:
Se houver condições, vocês podem exibir parte de um filme sobre o arrebatamento. Há
vários deles no YouTube. Quer saber como usar filme como ferramenta de ensino
na EBD? Leiam o texto “Como utilizar filmes nas aulas da EBD,
postado abaixo.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Arrumando a Mala
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de estar preparado para o Arrebatamento.
Material:
Duas cartolinas e 02 pincéis atômicos.
Procedimento:
- Escolham dois alunos e
falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma
hora.
- Digam: Vocês tem 01 minuto
para “arrumar a mala”.
- Mostrem a mala, que será
representada pelo quadro ou a cartolina.
- Solicitem para que eles
escrevam os nomes dos objetos que irão levar.
- Cronometrem o tempo, não
deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para que parem de escrever.
- Várias situações podem
acontecer:
2 – Mesmo tendo pouco tempo,
o aluno conseguir arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.
3 – O aluno se recusar a
arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em pouco tempo.
Observação: Qualquer que
seja o resultado, há lições a serem extraídas, quanto ao tema da Vinda de
Jesus.
- Falem: Vamos estudar sobre
o Arrebatamento e este resultado pode nos remeter a preparação do crente para
este evento, que será num abrir e fechar de olhos. Vejamos:
Para a situação 01: Não
preparou-se para o Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a preparação.
Para a situação 02:
Preparou-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.
Para a situação 03:
Recusou-se a preparar-se para o Arrebatamento, mesmo tendo sido avisado para
organizar-se.
- Falem: O importante é que
todos nós estejamos preparados para encontrar-se com Jesus no Arrebatamento.
- Para finalizar, falem: O
estudo sobre o Arrebatamento é o tema da lição de hoje.
- Então, comecem o estudo da
lição.
Ideia original desconhecida.
Por Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
Eu
Sabia que você vinha!
Um
homem dizia sempre ao seu filho: “Haja o que houver, eu sempre estarei ao seu
lado”.
Certo
dia na cidade onde moravam ocorreu um terremoto muito grande. Após o terremoto
este homem foi para casa e viu que sua esposa estava bem, mas seu filho ainda
estava na escola, então ele foi imediatamente para lá, mas tudo estava
destruído.
Tomado
de muita Tristeza, ficou pensando na alegria do filho e na promessa que tinha
feito: “Haja o que houver, eu sempre estarei ao seu lado”. Seu coração estava
apertado e seus olhos olhavam a destruição.
Então,
mentalmente, ele percorreu o trajeto que fazia diariamente com seu filho até a
porta da sala na escola. Resolveu fazer o mesmo caminho por cima dos escombros:
portão, corredor, virou a direita e parou no lugar onde deveria ser a sala de
aula de seu filho. Nada! Apenas uma pilha de material destruído.
Inconformado
começou a cavar com as mãos. Outros pais chegaram e tentaram tirá-lo de lá,
dizendo:
- Vá
para casa. Não adianta, não há ninguém vivo!
Mas
ele continuava e dizia:
- Me
ajudem!
Ninguém
o ajudava. Chegaram os bombeiros e foi a mesma coisa. Os policiais também
tentaram tirá-lo dali, pois sabiam que não havia chance de sobreviventes.
Porém, o pai continuava cavando e não se esquecia da promessa feita ao filho.
Duas horas, três horas, cinco horas, trabalhou sem descanso, chamando pelo
filho. Então, escutou:
-
Pai, estou aqui! Eu sabia que você viria!
Ele
fez mais força para abrir um vão maior e perguntou:
-
Você está bem?
-
Estou! Mas com fome, sede e medo.
-
Tem mais alguém com você?
-
Sim. Outros colegas comigo. Não posso vê-los, mas posso escutá-los. Eu disse
para eles que o senhor viria, mas eles não acreditaram. Que bom que me
encontrou! O senhor cumpriu sua promessa!
Autoria do texto
desconhecida.
Texto
Pedagógico
Como
utilizar filmes nas aulas da EBD
Luz,
Câmera e Ação!
O uso das tecnologias em sala de
aula, como suporte pedagógico, vem sendo inserido há algum tempo no meio
educacional, pois é considerado um elemento coadjuvante do processo de ensino e
aprendizagem. O filme é uma dessas tecnologias, que agregam valor ao que está
sendo estudado, pois atrai a atenção, desperta o interesse, aumenta a retenção,
vários sentidos estão sendo utilizados, como a audição e visão.
Para sua utilização de forma
satisfatória é importante observar alguns pontos relevantes:
Local apropriado: O
ideal é uma sala ou outro ambiente fechado para exibição do filme, para que
haja maior concentração dos alunos e não ocorram interferências de som. Observe
se há problemas com a luminosidade, pois a claridade excessiva pode dificultar
a visão do filme de forma satisfatória.
Equipamento disponível: É
importante o agendamento prévio do equipamento, em caso de uso coletivo. Se for
utilizar TV, observe se o tamanho da tela é adequado para que todos vejam.
Fique atento também para a altura do som, confirmem se todos estão escutando.
Pessoa habilitada para montar os
equipamentos: É recomendável que alguém que saiba como
organizar esta parte esteja disponível para tal fim, para que não haja maiores
imprevistos na instalação e/ou colocar equipamento para funcionar.
Tempo de instalação dos equipamentos: Os
equipamentos devem ser instalados e testados antes do horário da aula, para que
não ocorra perda do tempo da aula ou execução do plano B.
Plano B:
Tenha sempre um plano B quando for utilizar um equipamento eletrônico, pois
pode ocorrer falta de energia, o equipamento pode dar problema ou até mesmo
esquecimento do filme em casa etc. No plano B, você deve pensar como continuar
a aula sem a exibição do filme. Dessa forma, você não improvisará, nem ficará
sem saber o que fazer.
Escolher filmes adequados: A
escolha adequada do filme é um dos fatores importantes para que ocorra uma aula
deste tipo com sucesso, para tanto, observe: relação com o tema a ser estudado,
filme compatível com a idade da turma, linguagem utilizada. Se o filme
apresentar algumas ideias contrárias a Palavra de Deus, aproveite para analisar
com os alunos como refutar tal ideia a luz da Bíblia.
Fazer uma explicação prévia do filme
antes da exibição e do que deseja que os alunos realizem: Uma
breve explicação sobre o filme situa o aluno no contexto da aula e do enredo. É
interessante pedir aos alunos para anotar alguns pontos, durante a exibição,
para discussão posterior, e dessa forma os alunos ficam mais concentrados no
filme.
Filmes longos são inadequados:
Para o uso nas aulas da EBD, tendo em vista ter apenas 1 hora de duração em
média, é bom escolher filmes de curta duração ou em caso de filmes longos,
escolher algumas partes mais interessantes para exibi-las, que sejam mais
significativos para ilustrar o tema.
Assistir ao filme antes de exibi-lo para
os alunos: O professor precisa ter uma visão geral sobre o filme,
mesmo que tenha sido recomendado por outro colega, observando a inadequação de
imagens, linguagem e coerência com o tema, para determinados tipos de classes.
Utilizar o filme com objetivo
pedagógico: O filme não deve ser usado para preencher o
tempo ou porque professor não se preparou para a aula. Pelo contrário, a
utilização do filme requer cuidado no planejamento, pois é necessário que haja
discussão e reflexão sobre o que foi exibido com relação ao tema da aula.
Há várias possibilidades para
utilizar filmes nas aulas da Escola Bíblica Dominical:
-
Exibir o filme para iniciar um estudo, um debate ou ilustrar um tema.
-
Pode ser usado de uma só vez, caso a minutagem do filme seja adequada ao tempo
de aula. Em caso de filmes longos, escolher algumas partes mais interessantes
para exibi-las.
-
Exibir o filme por partes, com paradas para discussão, promovendo a
participação do aluno.
-
Repetir a exibição de trechos do filme para enfatizar pontos mais relevantes.
Como
a exibição de um filme requer o uso da visão e da audição, há uma recomendação
a ser observada quanto à presença de alunos com necessidades especiais, no caso
dos deficientes auditivos(surdos) e dos deficientes visuais(cegos), para que
eles sejam incluídos no processo da aula.
- Com alunos surdos na sala, o ideal é
escolher filmes legendados, se ele for alfabetizado na segunda língua(Português).
Se for alfabetizado em Libras(primeira língua), é interessante a presença de um
intérprete. Mesmo que o surdo seja oralizado, fazer uso da leitura labial no
filme é quase impossível, pois os atores não falam de frente para o ouvinte e
de forma pausada.
-
Com a presença de alunos cegos ou de baixa visão, fazer um resumo oral ou em
Braille do que vai ser exibido, detalhando imagens mais importantes de forma
que ele entenda.
A
utilização do filme nas aulas da Escola Bíblica Dominical pode ser considerada
como uma ferramenta coadjuvante para o processo de ensino e aprendizagem. É uma
das formas de transformar uma aula puramente unilateral, onde somente o
professor fala e os alunos escutam, em um momento interativo, prazeroso e
reflexivo.
Por Sulamita Macedo.
2 comentários:
Paz, muito boa a dinâmica da mala, estive pensando esta semana e vou aplicá-la e incluir algo:
darei o tempo estipulado e depois irei diminuindo gradativamente, tipo: você tem um minuto para escrever o que colocaria na mala, depois diminuiria para 10 segundos, depois para um segundo para escrever e por fim, diria: "você tem um piscar de olho para escrever o que levaria na mala", aplicação: se tivessemos tempo no toque da trombeta certamente teria como arrumar a vida, mas com um piscar de olho, não dá tempo para fazer nada, então: vigiemos.
Irmã Sulamita, fica na paz
Ailton, muito obrigada pela visita ao blog. Parabéns pela excelente ideia para utilizar a dinâmica sugerida. Volte sempre!
Postar um comentário