Adolescentes – Currículo do Ano 2: Jesus Cristo – O
melhor modelo
Lição 08: A resistência contra a tentação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A resistência
contra a tentação.
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a
dinâmica “Luz do mundo”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivos:
Refletir
sobre a atitude do crente como luz do mundo.
Alertar
quanto aos perigos de ceder a tentação.
Material:
01
prato transparente
01
copo transparente
01 vela
Água
01
caixa de palito de fósforos ou isqueiro.
Procedimento:
-
Falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do
prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
-
Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o
crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está
simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
-
Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na
vida cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
-
Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a
desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc.
Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
-
Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além
da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições
podemos tirar deste procedimento?
-
Para finalizar, leiam:
“Vós
sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem
se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a
todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para
que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”(Mateus
5:14-16).
“E
não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do
vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e
perfeita vontade de Deus”(Romanos 12:2).
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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