Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O
Maravilhoso Plano da Salvação
Lição 08: Já estou justificado
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Já estou justificado.
- Iniciem o estudo do tema,
utilizando a dinâmica “A Sentença do
Juiz”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A sentença do Juiz
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a justificação.
Material:
Papéis
com o nome RÉU para cada aluno de um lado do papel; do outro lado do mesmo
papel deve estar escrito “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de
Deus”(Romanos 3:23).
Papel
com o nome ACUSADOR
Papel
com o nome ADVOGADO DE DEFESA
Papel
com o nome JUIZ
Papel
com a seguinte afirmação “Eu declaro o homem inocente, pois foi justificado por
Jesus”.
Procedimento:
-
Escolher 04 alunos para representar o RÉU, ACUSADOR, ADVOGADO DE DEFESA e JUIZ.
-
Os demais alunos recebem um papel com o nome RÉU, atrás deve está escrito o
versículo, conforme descrição no item material.
-
Aparece o aluno que representa o acusador, acusando o homem do seu pecado.
-
Em seguida, vem o aluno representando Jesus como advogado, defendendo o réu(o
homem) e fala que morreu no lugar dele para que tivesse perdão de seus pecados.
-
Por fim aparece o aluno que representa Deus e ler a sentença dele como juiz,
declaro o homem inocente, pois foi justificado por Jesus.
-
Em seguida, iniciem o estudo sobre a justificação.
Por
Sulamita Macedo.
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