Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O
Maravilhoso Plano da Salvação
Lição 06: Mudando de direção
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Mudando de direção.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “A
Lixeira”, que proporcionará a reflexão sobre as novas atitudes na vida
daquele que recebeu a salvação.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Lixeira
Objetivo:
Refletir
sobre as novas atitudes na vida daquele que recebeu a salvação.
Material:
01
figura de uma cruz e de uma pessoa
01
lixeira
¼
de uma folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
-
Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Coloquem em lugar visível as figuras de uma cruz e de uma pessoa.
-
Falem(apontando para a cruz): A pessoa que aceita Cristo como salvador passa a
ter uma vida diferente. As velhas atitudes inadequadas devem ser rejeitadas e novas
atitudes devem ser enfatizadas.
-
Peçam para que os alunos escrevam ações que precisam ser retiradas, pois são inadequadas
da nova vida em Cristo. Vocês podem dar algumas sugestões. Também devem
escrever aquelas ações que devem ser valorizadas e executadas por aqueles que
mudaram a direção de suas vidas, tendo como alvo – Jesus.
-
Peçam para que os alunos leiam suas respostas. Aquelas respostas com atitudes
inadequadas devem ser jogadas na lixeira, as demais devem ser enfatizadas para
uma vida com atitudes dignas de arrependimento.
-
Agora leiam I Pe 1.15: “Mas, como é
santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de
viver”.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário