Adultos: O Final de todas as coisas – Esperança e
glória para os salvos
Lição 07: As Bodas do Cordeiro
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: As Bodas do Cordeiro.
- Falem: Já estudamos neste
trimestre sobre os sinais que antecedem o Arrebatamento, o Arrebatamento, o
Tribunal de Cristo e na aula de hoje estudaremos sobre as Bodas do Cordeiro.
- Trabalhem o significado da
palavra “Bodas” e depois da expressão “Bodas do Cordeiro”.
Bodas: termo usado para
festa ou aniversário de casamento.
Bodas do Cordeiro: Festa de
casamento de Jesus com sua noiva, a Igreja.
- Reflitam com os alunos
sobre a organização de um casamento, antes, durante e depois da cerimônia. As
tarefas realizadas para esta celebração, os detalhes, há um sem fim de pontos
previstos e executados para que a festa aconteça a melhor forma possível.
Agora, façam uma relação
entre o casamento terreno com as Bodas do Cordeiro, enfatizando a importância
da preparação da noiva, a Igreja, para o encontro com o noivo, Jesus.
- Agora, trabalhem o
conteúdo proposto na lição, contextualizando o tema com o tipo de aluno que
você tem, buscando durante a aula, a participação e envolvimento do aluno.
Dessa forma, a aprendizagem será mais significativa.
- Após o estudo sobre as
Bodas do Cordeiro e para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Convite de Casamento”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Convite de Casamento
Objetivo:
Realizar a conclusão do estudo sobre as Bodas do Cordeiro.
Material:
Convites de casamento
01 quadro e 01 cartolina ou
02 cartolinas
01 pincel atômico ou
marcador para quadro branco
Procedimento:
- Apresentem para os alunos
alguns convites de casamento.
- Peçam para que os alunos
leiam e observem com atenção o conteúdo.
- Agora, proponham para que
eles confeccionem um convite de casamento para as Bodas do Cordeiro, utilizando
uma cartolina, 01 pincel atômico e as sugestões do tópico seguinte.
- Escrevam no quadro ou
cartolina os principais elementos para este convite. Depois do estudo sobre as
Bodas do Cordeiro, ficará fácil a elaboração com os pontos sugeridos a seguir:
Nome da noiva e do noivo:
Igreja e Jesus
Local de realização: No Céu
Duração da festa: 7 anos
aproximadamente
Dia e hora: Ninguém sabe,
mas será após o Arrebatamento e o Tribunal de Cristo. Então, esteja preparado.
Convidados: Os salvos de
todas as épocas.
Tipo de vestimenta: Vestes
brancas, linho fino, puro e resplandecente.
Cântico: Encontra-se em Ap.
5. 9 – 11
Cardápio: Surpresa, mas será
servido um jantar.
- Depois, enfatizem a
importância da preparação da noiva para este evento tão especial, pois já
recebemos o convite para esta festa de casamento.
- Depois, coloquem este
convite em local visível. É interessante que o nome da classe e dos professores
sejam colocados, para que haja divulgação da produção da turma.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
O
Processo Comunicativo na EBD
Para que o processo de comunicação
ocorra de forma satisfatória, o emissor da mensagem deve utilizar um código
linguístico e uma linguagem que o receptor entenda. Caso contrário, não haverá o ato
comunicativo, além da possibilidade de haver ruídos e barreiras no canal da
comunicação, sendo, pois, necessário que haja feedback.
Há
várias palavras neste parágrafo que certamente podem não ser conhecidas e para
que haja comunicação é necessário entendê-las, havendo então compreensão
daquilo que desejo transmitir para vocês.
Emissor?
Receptor? Mensagem? Canal da comunicação? Ruídos e barreiras? Código
linguístico? Feedback? Estes são os elementos da comunicação. Todo ato
comunicativo é composto por estes elementos, mas é lógico que agente se
comunica sem pensar diferenciando cada um deles.
Emissor é aquele que emite a
mensagem.
Receptor é aquele a quem se destina
a mensagem.
Mensagem é a informação, o conteúdo
que se quer transmitir.
Código é a forma como se organiza a
mensagem, por exemplo, língua escrita ou falada, gestos. Deve ser conhecido pelo emissor e receptor.
Canal
da comunicação é o meio pelo qual a mensagem é transmitida, por exemplo, a voz,
figuras, música.
Ruídos
e barreiras são elementos que dificultam a comunicação, por exemplo, emissor
fala muito baixo, há muito barulho no ambiente.
Feedback
se refere a observação do emissor aos sinais de compreensão ou não de sua
mensagem por parte do receptor.
Aqui
neste texto, como a proposta é fazer com que o professor pense como melhorar o
processo de comunicação da Palavra de Deus nas aulas da EBD e para efeito
didático de demonstração, foi detalhada cada parte deste conjunto.
Então,
partindo dessa situação, vejam como ficaria todos os elementos da comunicação
tomando como base este texto: Eu(Sulamita – emissora), escrevo para
vocês(receptores) passando esta informação(mensagem), utilizando a tela do
computador e o blog(canal), utilizando a Língua Portuguesa escrita(código).
Ruídos e barreiras? Espero que não haja. Feedback só será conhecido se vocês me
retornarem opinando sobre a compreensão do texto.
É
importante que o professor da EBD tenha conhecimento de como se processa a
comunicação, para que ele possa comunicar a mensagem da Palavra de Deus de forma
eficaz, utilizando uma linguagem que seja compreensiva a todos os alunos. Se
você utilizar algum vocábulo menos conhecido, imediatamente fale outra palavra
mais simples e que tenha o mesmo significado da anterior. Saber o significado
das palavras menos usuais que aparecem na lição é também importante.
Sabemos que nas classes da EBD há
uma diversidade enorme entre os alunos quanto à formação escolar, podemos ter
um analfabeto, outro que lê com dificuldade e outros que tiveram oportunidade
de progredir nos estudos, chegando até ao curso superior ou de pós-graduação.
Os níveis de linguagem nesta situação vão variar, pois dizem respeito a fala e
escrita que é específica de cada usuário da língua, pois dependem do grau de
estudo, hábitos de leitura e escrita. Mas, o professor deve utilizar uma
linguagem que comunique e que todos entendam, independentemente desta variação
citada acima.
É
muito comum os alunos reclamarem que não estão escutando bem seus professores,
pois há interferência de outras vozes dos demais docentes, provocada por vários
motivos: proximidade das classes, muitas salas dentro do templo, professores
que falam alto. Estes são os ruídos da comunicação que podem interferir
negativamente no entendimento da mensagem. O que fazer para solucionar este
problema? O bom senso e a criatividade devem prevalecer! Diminuir a quantidade
de classes dentro do templo, utilizar outros espaços da igreja para outras
salas, os professores que falam muito alto devem ser orientados a falar mais
baixo, além de lembrá-los de que quando estão ensinando não há necessidade de
falar demasiadamente alto e com eloquência e entonação de voz como se estivesse
pregando.
Como fazer o feedback? O professor
durante a aula deve observar os sinais de compreensão ou não da mensagem(o
conteúdo da aula), através da expressão facial e corporal dos alunos, testando o canal da comunicação, para
identificar se estão entendendo o assunto, fazendo perguntas sobre o assunto e
expressões como: “Estão entendendo?” e “Alguma dúvida?”.
Enfim, para que haja aprendizagem
nas aulas da EBD, a mensagem deve ser transmitida de forma que os alunos a
compreendam, contextualizada com as características daquela classe, buscando a
participação dos alunos e observação atenta do professor para minimizar falhas
na comunicação.
Por Sulamita Macedo.
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