Juvenis -
Currículo do Ano 2: Louvor e Adoração
Lição 08: Adoração e idolatria
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Adoração e idolatria.
-
Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Fazendo ídolos”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Fazendo ídolos
Objetivos:
Promover reflexão do que seja idolatria na vida do
cristão.
Alertar sobre o risco de fazer seus ídolos os que
louvam a Deus.
Material:
01 cartaz feito de cartolina e figuras de vários
personagens, considerados ídolos, das mais diversas áreas, quer esportistas,
atletas, cantores, atores etc, que estão em evidência na mídia de um modo
geral.
01 coração grande feito de cartolina vermelha.
01 pincel atômico.
01 rolo de fita adesiva.
Procedimento:
- Apresentem o cartaz com figuras de vários
personagens, considerados ídolos, que estão em evidência na mídia de um modo
geral.
- Falem: Muitas pessoas possuem admiração muito
intensa a um ou mais destes personagens, chegando a dizer que eles são seus
ídolos e até agem de forma fanática e extravagante.
- Falem, ainda: Não é muito diferente o que
acontece também no meio evangélico, pois há pessoas que idolatram determinados cantores
e pregadores pelo talento e pela forma como se apresentam.
Deixem os
alunos falarem sobre isto.
- Então, perguntem: Como podemos conceituar a
palavra “ídolo” e “idolatria”? Aguardem as respostas dos alunos e depois
acrescentem outras informações, enfatizando que um ídolo é qualquer coisa que
ocupa o lugar de Deus.
- Apresentem o coração, representando nosso
intelecto, nossas emoções, e escreva a palavra DEUS e falem: Deus deve ocupar o
centro de nossas ações e pensamentos.
- Reflitam com os alunos sobre coisas que podem
ocupar o lugar de Deus nas nossas vidas, enfatizando o tema da lição que aborda
sobre o risco de fazer dos que louvam a Deus, seus ídolos, desvirtuando foco da
adoração para os homens.
Por Sulamita Macedo.
BÍBLICA
0 comentários:
Postar um comentário