Adultos: O Final de todas as coisas – Esperança e
glória para os salvos
Lição 09: A vinda de Jesus em glória
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A vinda de
Jesus em glória
- Para finalizar, utilizem a
dinâmica “Ainda há tempo”, que
poderá promover mudança de comportamento moral e espiritual enquanto há tempo
para a preparação para o Arrebatamento e poder vir com Cristo na sua vinda em
glória.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Ainda há tempo!
Objetivo:
Refletir sobre atitudes
negativas que podem interferir negativamente na vida do cristão.
Promover mudança de
comportamento moral e espiritual enquanto há tempo para a preparação para o
Arrebatamento e poder vir com Cristo na sua vinda em glória.
Material:
01 mesa
01 lixeira
01 caixa dourada
02 pedaços de papel ofício
para cada aluno
01 caneta para cada aluno
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo e coloquem no centro uma mesa e uma lixeira.
- Distribuam 02 pedaços de
papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que os alunos
escrevam ações, à nível pessoal:
Negativas que precisam ser
retiradas
Positivas que já existem e
que precisam ser reforçadas
Não é necessária a identificação
dos alunos neste papel. As ações positivas e negativas devem ser escritas
separadamente, uma em cada pedaço de papel.
- Os alunos devem em
seguida, colocar todos os papéis sobre a mesa e misturá-los.
- Cada aluno deve ir até a
mesa e pegar 02 papéis e ler para a turma. O que se referir a coisas positivas
deve ser colocado em um caixa dourada e o que for negativo deve ser colocado na
lixeira.
- Falem: Este cuidado de
escolher o que é bom e excluir o que não é agradável para o salvo deve ser um
exercício diário, para quem espera a vinda de Jesus. Escolhamos hoje a melhor
parte!(Lc 10.42)
- Agora, leiam:
“Mas, como é santo aquele
que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(I
Pedro 1:15).
“Bem-aventurados aqueles
servos, os quais, quando o Senhor vier, achar fazendo assim”(Lc 12:37).
Ideia original adaptada.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Método
de Ensino: Estudo de Caso
Estudo
de Caso é um método de ensino que tem sido utilizado em diversas áreas do
conhecimento, por ter se revelado extremamente útil para estudo de um assunto,
através da análise de um fato ou situação-problema. Na Educação Cristã, também
há possibilidades de utilização.
O
Estudo de Caso consiste na apresentação de um problema, análise e apresentação
de soluções. A situação-problema apresentada, mesmo sendo um recorte da
realidade, deve fazer parte de um contexto maior, apresentando pontos similares
com outros fatos; é importante ressaltar que o caso deve ser bem elaborado,
contendo detalhes e pontos relevantes, para que possa ser utilizado a contento
em situação de ensino e aprendizagem.
Observem
este exemplo de Estudo de Caso para trabalhar com professores:
“Trim...
Trim.... Trim... Trim...Trim. Insistentemente toca o despertador.
O
professor da EBD, Fulano de Tal, com um olho aberto e outro fechado, olha para
o relógio. São 8:00 horas. Ele se lembra que é domingo, pula da cama e observa
no agendamento feito com os colegas professores
que hoje é seu dia de ensinar.
Começa a procurar a revista de lições bíblicas, olha qual o assunto e pensa:
Vai ser moleza! E chega à Igreja pontualmente às 9:30 horas”.
Após
a apresentação, procede-se com a análise do caso. Neste exemplo, embora
apresente uma situação hipotética, há elementos reais que acontecem com os
professores, que devem ser analisados, tais como: planejamento pessoal, plano
de aula, organização de tempo, pontualidade, assiduidade, compromisso etc.
Este
método de ensino pode ser apresentado de diversas formas:
-
Oralmente: o professor ler para o grupo a situação-problema de forma que haja
compreensão e possibilidade de prosseguir na investigação do caso, sem que seja
necessária sua repetição por mais de duas vezes.
-
Por escrito: o professor escreve a situação-problema em uma cartolina ou
entrega digitada para os alunos ou mesmo apresenta através de slides.
-
Através da contação de história: o professor deve ler de forma que haja
entendimento do que se quer analisar. É importante que a história não seja
longa.
-
Apresentação de um filme: é importante a escolha de um trecho do filme, tendo
em vista o tempo de aula; se o filme for curto, então há condições de exibi-lo
em sua totalidade.
-
Encenação: antes da apresentação, procure passar o texto com os “atores”.
-
Reportagem ou documentário: neste caso pode ser escrito ou oral, observe então
as orientações para apresentação dessas duas formas, como também as indicações
de utilização de filme, apontadas acima.
- Através
de foto: o professor deverá apresentar a foto e lançar uma pergunta.
-
Apresentação da situação-problema para o grande grupo: o caso será apresentado
de forma única e analisado por todos, requerendo do professor habilidade de
liderança, não deixando que o tema seja desviado. As soluções apresentadas
deverão ser escritas num quadro, cartolina ou outro meio visível para todos do
grupo.
-
Apresentação da situação-problema para fracionamentos de um grupo: o grupo
deverá, neste caso, ser dividido em pequenos grupos para analisar o caso. Aqui
também é importante o controle do tempo e liderança habilidosa, tanto no
momento da análise do caso, como na apresentação de cada grupo.
É
recomendável utilizar o Estudo de Caso antes da discussão de um tema a ser estudado,
dessa forma possibilitará a diversidade de elementos para estudo, como também
apontará caminhos e direção para o aprofundamento do assunto.
O
Método Estudo de Caso pode ser agregado à aula expositiva, possibilitando a
participação do aluno. Então, que tal utilizá-lo na EBD?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário