Adultos: O Final de todas as coisas – Esperança e
glória para os salvos
Lição 08: A Grande Tribulação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A
Grande Tribulação.
-
Organizem os alunos em círculo e coloquem no centro(no piso) a expressão “GRANDE
TRIBULAÇÃO” e ao redor as perguntas
abaixo:
Por
que tem esse nome?
Há
outros nomes para a Grande Tribulação?
O
que é?
Quando
acontecerá?
Quanto
tempo?
O
que acontecerá na terra?
O
que acontecerá com a Igreja?
Quais
personagens aparecerão e quais suas funções?
Haverá
salvação neste período?
-
Falem:
Esta lição vai tratar sobre o período da Grande Tribulação. A igreja neste
período não estará na Terra, pois nesse tempo já houve o Arrebatamento.
Estejamos preparados para o encontro com Cristo.
- Então, perguntem: O que
vocês conhecem sobre a Grande Tribulação? Vamos ler estas perguntas e em
seguida, vocês vão falar sobre o que sabem sobre a Grande Tribulação.
Aguardem as respostas e
depois escrevam numa cartolina ou quadro as respostas dos alunos e reservem
este material.
- Em seguida trabalhem o
conteúdo da lição, procurando responder as perguntas feitas no início da aula, através de versículos e de informações. Nesse
momento, procurem o envolvimento do aluno, dando-lhe oportunidade de realizar
as leituras bíblicas.
- Depois que terminar o
estudo da lição, perguntem: E agora, o que vocês sabem sobre a Grande
Tribulação? O que podemos acrescentar as respostas emitidas no início da aula?
Para tanto, apresentem as
respostas do início da aula e acrescentem o que os alunos vão falar. Esta é uma
forma de realizar avaliação da aula.
- Para finalizar, utilizem a
dinâmica “A Manifestação do Anticristo”,
que proporcionará a refletir sobre a forma de manifestação do Anticristo.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
A manifestação do Anticristo
Objetivo:
Refletir sobre a forma de manifestação do Anticristo.
Material:
01 máscara
03 alunos
Procedimento:
1 - Antes do início da aula:
- Escolham 03 alunos ou
outros que voluntariamente participem da atividade.
- Falem para o aluno 01 que
deverá falar para a turma características pessoais(não físicas) e do que gosta
de fazer, do que já fez, do que pretende realizar, relatar acontecimentos ocorridos com ela.
Este relato deverá ser de forma exagerada, mas que seja moderado para não
levantar suspeitas se as afirmações são verdadeiras e ou falsas. Tudo deve ser
expresso de forma que convença os ouvintes.
- Falem para o aluno 02 e 03
para que forneçam informações pessoais de forma verdadeira.
- Orientem que eles vão usar
uma máscara, quando chegar o momento de falar para a turma.
2 – No momento da realização
da dinâmica:
- Chamem os 03 alunos para
se posicionar na frente da classe.
- Solicitem para que falem
sobre o combinado anteriormente. À medida que cada um falar, coloquem a máscara
nele.
- Depois, perguntem: Vocês
acham que estão falando a verdade ou mentira?
Aguardem a manifestação dos
alunos e perguntem o porquê das respostas, isto é, o que lhes convenceu disto.
Deixem a máscara no aluno
que a turma afirma que ele está mentindo.
- Falem: Os 03 usaram
máscara, mas a quem cabe realmente a máscara?
- Peçam, agora, para que
eles falem para o grupo se estavam mentindo ou falando a verdade.
Coloquem a máscara no aluno
que mentiu e falem: Sua máscara caiu, sua farsa foi descoberta!
- Afirmem: Assim será no
governo do Anticristo, baseado em mentira e no engano convencerá a muitos, mas
Cristo destruirá este império, desmascarando-o.
- Para finalizar, leiam:
II Ts 2. 3 e 4 “Ninguém de
maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a
apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; O qual se opõe
contra tudo que se chama ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no
templo de Deus, querendo parecer Deus”.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Leitura
nas aulas da EBD
Há variadas formas de promover a
participação dos alunos nas aulas de Escola Bíblica Dominical(EBD). A leitura
de textos e versículos realizada pelos alunos é também uma das maneiras de
oportunizar a participação deles nas aulas. Quer saber como? Leia este texto!
O
ato de ler de que trata este texto não se refere à leitura da lição durante a
aula. Há professores que procedem assim, não sei se por falta de conhecimento
pedagógico ou porque não se preparam para a aula, então leem um tópico e em
seguida fazem um comentário. Ler a lição não é ministrar aula! A lição deve ser lida em casa, pelo menos
duas vezes antes da preparação da aula. Não quer dizer com isto que o professor
está proibido de ler algum trecho pequeno da lição, mas caso haja necessidade
disto que seja de forma esporádica.
Não é recomendável que o professor
leia todos os versículos e textos que ele escolheu para fundamentar e
exemplificar o tema em estudo, pois, a aula torna-se um monólogo e os alunos
passivamente escutam... escutam... É necessário estimular a atenção deles,
oportunizando atividades de colaboração na aula, sendo uma delas a leitura.
Há formas diferenciadas de leitura de
textos que podem ser utilizadas durante as aulas. Então, vejam a seguir algumas
sugestões:
-
Leitura compartilhada: Todos os alunos possuem o mesmo texto e cada pessoa ler
uma parte dele, que pode ser por parágrafo ou o professor indica quem vai ler e
em um determinado momento pede que ele pare, para que outros continuem, até
concluir a leitura do texto por completo.
-
Leitura pontuada: É uma leitura com pausa a cada sinal de pontuação. Para
realizá-la são necessários alguns cuidados:
. Indicar quem inicia a
leitura e a apontar a ordem sequencial da leitura, isto é, sempre do lado
direito de quem está lendo.
. Orientar que um aluno vai
ler e quando encontrar um dos sinais de pontuação (? , . !) ele para, em seguida
o colega do lado direito continua e para quando
encontrar outro ponto, e assim por diante até terminar o texto.
. Se alguém errar, a leitura
é reiniciada do começo do texto. A leitura torna-se engraçada porque a
tendência da pessoa é continuar lendo, mas é corrigido pelos colegas e tudo
começa do zero (do inicio do texto).
. A leitura também pode se
tornar tensa, por causar do medo de errar, mas a tentativa vale a pena.
. Para finalizar, realizem
uma leitura completa sem interrupções.
-
Leitura dialogada: É utilizada com textos no qual há diálogos. Para sua
realização é necessário definir quem são os personagens. Em muitos casos,
também se escolhe o narrador. É uma leitura feita com a colaboração de várias
pessoas com suas falas, observando o momento de cada um ler, para isto é
importante que todos os participantes estejam de posse de uma cópia do texto.
A
leitura de versículos e de textos na aula da EBD é um estímulo à participação
dos alunos, proporciona a fixação da Palavra de Deus, além de oportunizar o
contato com outros tipos de textos. O professor pode também fazer indicação de
leitura de livros, revistas ou de textos da internet sobre o tema da lição,
para aprofundamento do estudo realizado em classe.
Que
tal começar na próxima aula?
Por Sulamita Macedo.
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