Adultos: O Final de todas as coisas – Esperança e
glória para os salvos
Lição 06: O Tribunal de Cristo e os Galardões
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O Tribunal de Cristo e os Galardões.
-
Iniciem a aula, utilizando a dinâmica “Prestando
contas”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Prestando contas
Objetivos:
Estudar sobre o Tribunal de
Cristo e os galardões.
Refletir sobre o julgamento
que participaremos no Tribunal de Cristo.
Material:
Figuras de ouro, prata,
pedras preciosas, madeira, feno e palha.
01 caixa ou uma cesta
01 quadro ou cartolina
01 marcador para quadro
branco ou pincel atômico
01 coroa(pode ser de metal
dourado ou confeccionada de cartolina coberta com papel laminado dourado)
Procedimento:
- Coloquem numa caixa ou
cesta os 06 tipos de figuras. Estas figuras deverão estar repetidas. Deve haver
uma quantidade bem maior que o número de alunos.
- Passem a cesta e para que
cada aluno retire 01 figura que melhor representa as atitudes e ações que ele
tem feito na obra do Senhor.
- Escrevam no quadro a
expressão “Tribunal de Cristo”.
- Falem que um dia seremos
julgados, nosso atos serão avaliados no Tribunal de Cristo, evento esse que
acontecerá após o Arrebatamento.
- Falem: o Juiz será Jesus.
Nossas obras serão julgadas, queimadas conforme I Co 3. 12 a 15.
As nossas obras poderão ser
jugadas como ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha.
- Perguntem: Qual o tipo de
figura que você escolheu? Por quê?
Faça um levantamento dos
tipos de figuras escolhidas. Certamente
que a maioria, senão todos, tenham escolhido ouro, prata ou pedras preciosas.
Mas, pode ocorrer que alguns tenham escolhido madeira, feno ou palha.
- Falem: Nós julgamos que
nossas obras são de ouro, prata ou pedras preciosas, mas Jesus o justo juiz,
aquele que conhece o nosso interior, nossas intenções com relação as atividades
que desempenhamos, é que julgará com reta justiça nossas obras.
- Depois, receberemos
galardões(apresentem uma coroa, para representar os galardões). Vejamos o que o
apóstolo Paulo afirma sobre isto:
“Combati o bom combate, acabei
a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a
qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também
a todos os que amarem a sua vinda”(2 Timóteo 4:7,8).
- Depois, iniciem o estudo
da lição.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Método
Audiovisual
Entende-se
que são imagens visuais acompanhadas ou não de som que facilitam a
aprendizagem, que podem ser simples ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não,
como por exemplo: gravuras, cartazes, objetos, mapas, slides, filmes ou
documentários, quadro branco, quadro de giz(lousa), música, textos bíblicos ou
de reflexão, etc.
1 - Gravuras, Cartazes e Objetos
Ilustrar
a aula com figuras, cartazes e objetos referentes ao tema atrai a atenção dos
alunos. Veja um exemplo de como utilizar estas ferramentas a favor do ensino,
numa aula sobre as viagens do apóstolo Paulo.
Você
pode colocar uma figura de um barco ou navio no quadro ou utilizar um barco
pequeno de madeira, falar que nesta aula vocês vão fazer uma viagem com Paulo.
Você
pode ainda organizar um cartaz com tópicos da lição, nomes lugares da viagem,
escrever perguntas, utilizando pincel atômico ou frases digitadas, colar uma
cópia do mapa da viagem de Paulo.
2 -
Mapas
Como
utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
- Apresentar um mapa e apontar para o local.
-
Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da sala.
-
Montar um mapa no piso da sala, antes dos alunos chegarem.
- Colocar no piso da sala figuras grandes de
pé direito e esquerdo, formando um caminho.
-
Apresentar mapa utilizando Power Point, para isto é interessante local adequado
e os equipamentos necessários e saber como utilizá-los.
3 - Slides
A
organização de slides para uma aula requer que o professor ou alguém saiba como
utilizar o Power Point. É necessário utilizar tamanho da fonte adequado para o
público, apresentar tópicos do tema a ser estudado, colocar figuras nos slides,
etc.
Além
disso, deve haver disponibilidade de equipamento e local apropriado.
4 - Filmes ou documentários
Para
sua utilização de forma satisfatória é importante observar alguns pontos
relevantes:
Local
apropriado
Equipamento
disponível
Pessoa
habilitada para montar os equipamentos
Tempo
de instalação dos equipamentos
Plano
B
Escolher
filmes adequados
Fazer
uma explicação prévia do filme antes da exibição e do que deseja que os alunos
realizem
Filmes
longos são inadequados
Assistir
ao filme antes de exibi-lo para os alunos
5 - Quadro Branco ou Quadro de Giz
O
quadro de giz praticamente não se usa mais, com o aparecimento do quadro
branco. Para sua utilização é necessário um marcador de quadro branco de cores
variadas(não use pincel atômico).
Você
pode escrever uma frase, uma pergunta, as respostas dos alunos, referências
bíblicas para os alunos consultarem durante a aula etc, escrevendo com tamanho
de letra adequado para que todos da turma possam ler. Pode ainda fixar no
quadro cartazes, mapas. Ao terminar a aula, apague o quadro.
6 - Música
A
utilização da música auxilia de forma significativa no ato de ensinar e
aprender, pois é um elemento facilitador da aprendizagem.
Nas
classes do departamento infantil é muito comum a utilização de corinhos
ilustrados com cartazes e figuras. Nas demais classes, a música pode e deve ser
usada para exemplificar e refletir sobre o tema.
7 - Textos bíblicos, de reflexão ou com
subsídios para a aula
Não
é recomendável que o professor leia todos os versículos e textos que ele
escolheu para fundamentar e exemplificar o tema em estudo, pois, a aula
torna-se um monólogo e os alunos passivamente escutam... É necessário estimular
a atenção deles, oportunizando atividades de colaboração na aula, sendo uma
delas a leitura de textos e versículos.
Há
formas diferenciadas de leitura de textos que podem ser utilizadas durante as
aulas. Então, vejam a seguir algumas sugestões:
-
Leitura compartilhada, leitura pontuada, leitura dialogada.
É
muito comum, nas aulas da EBD, constatar que os professores na sua maioria
utilizam a aula expositiva, que consiste na explanação do tema pelo professor
de forma unilateral, não havendo participação dos alunos e sem utilização de
recursos pedagógicos, tornando a aula cansativa e com a aprendizagem
comprometida. Então, é recomendável que
o professor associe, a este método, outros recursos para tornar a aula mais
eficaz.
Acima
vários recursos foram indicados para serem utilizados na aula, tornando-a mais
atrativa e com maior retenção da aprendizagem.
Lembrem-se
de que o aluno aprende:
20%
do que ouve
30%
do que vê
50%
do que vê e ouve
70%
do que ouve, vê e fala
90%
do que ouve, vê, fala e faz
Quanto
mais sentidos envolvidos na aprendizagem mais eficaz ela será! Observem os
pontos positivos da associação de recursos ao método da Preleção(aula
expositiva):
-
Atrai a atenção
-
Desperta o interesse
-
Aumenta a retenção
-
Vários sentidos estão sendo utilizados, como a audição e visão
-
Promove a participação
-
Alunos motivados
-
Assiduidade
-
Aula mais eficaz
-
Mais interação
Que
tal começar na próxima aula?
Por Sulamita Macedo.
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