Adolescentes – Currículo do Ano 1: Vivendo em Sociedade
Lição 06: Mantendo-se
puro na Sociedade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Mantendo-se
puro na Sociedade.
-
Iniciem o estudo da lição, utilizando a dinâmica “Sexualidade”.
- Trabalhem
os pontos levantados na lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sexualidade
Objetivos:
Conhecer
o que os alunos sabem sobre o tema.
Alertar
para a necessidade de saber defender o ponto de vista bíblico sobre a
sexualidade, prática sexual etc.
Material:
04
crachás com nome JORNALISTA
Perguntas
num envelope(vejam no procedimento)
Procedimento:
1 -
Dividam a turma em 4 grupos.
2 -
Falem que cada grupo receberá um jornalista que fará perguntas sobre o que a
bíblia fala sobre sexualidade.
3 -
Então, coloquem o crachá com nome JORNALISTA em uma pessoa do grupo, que também
receberá as perguntas que deverá fazer para o grupo.
Perguntas
para o grupo 1:
-
Praticar sexo é pecado?
- O
que a Bíblia fala sobre homossexualismo?
-
Os jovens e as pessoas em geral têm acesso fácil a internet. Quais os cuidados
que os pais evangélicos estão tendo quanto ao acesso dos seus filhos a sites
pornográficos?
Perguntas
para o grupo 2:
- Como é feita a orientação sexual na Igreja?
- O casal evangélico pode ter prazer sexual no
casamento?
-
Qual o posicionamento dos evangélicos quanto ao homossexualismo?
Perguntas
para o grupo 3:
-
Como é feita a orientação sexual na família evangélica?
- É
verdade que a igreja prega que o sexo só deve ser praticado depois do casamento?
Argumente.
-
Os jovens e as pessoas em geral têm acesso fácil a internet. Quais os cuidados
que a igreja está tendo quanto ao acesso dos seus membros a sites
pornográficos?
4 -
Depois, os “jornalistas” vão apresentar para a turma as respostas dos grupos.
5 -
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, apresentando argumentos
bíblicos, confirmando, acrescentado ou contrapondo, se necessário, com as
respostas dos grupos.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário