Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Jesus, o Salvador
Lição 02: Crescendo
em Sabedoria
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Crescendo em Sabedoria.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Crescendo”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Crescendo
Objetivo:
Introduzir
o estudo sobre o crescimento em estatura, espiritual e em sabedoria de Jesus.
Material:
Cópias
de fotos dos alunos com idades diferentes(vejam orientação no procedimento)
01
fita métrica ou outro meio de medição
Procedimento:
Antes
da aula:
Solicitem
aos alunos cópias de fotos de quando eles eram recém-nascidos e mais 03 fotos
com idades diferentes e 01 atual. Vocês podem fazer isto, através das redes
sociais.
E
se eles se esquecerem? Então é bom vocês organizarem fotos retiradas de
revistas que representem o crescimento físico, de crianças e adolescentes
diferentes.
Durante
a aula:
-
Quando os alunos chegarem, peçam as cópias das fotos solicitadas. Organizem num
quadro as fotos por aluno em ordem cronológica, isto é, por idade.
-
Solicitem para que os alunos falem sobre as diferenças que eles observam em
suas próprias fotos, quando ao crescimento.
-
Depois, comentem sobre alguns pontos importantes que aconteceram de criança até
fase em que eles hoje, como: aprenderam a sentar, a andar, a falar, ler e
escrever, tomar banho e se vestir sozinhos, desenvolvimento do raciocínio e
habilidades, estudar, usar as redes sociais etc.
-
Observamos que vocês tiveram crescimento físico, intelectual. Mas, precisamos
também crescer em sabedoria e espiritualmente.
-
Vamos estudar na aula de hoje sobre Jesus com 12 anos de idade, apresentando
seu desenvolvimento físico, espiritual e sabedoria.
-
Peguem a fita métrica ou outro meio de medir e comecem a medir os alunos,
anotem a medição.
-
Falem: Agora, eu medi a altura de vocês, o que vocês já cresceram. Mas preciso
medir o crescimento espiritual e a sabedoria de vocês. Como posso fazer isto?
Aguardem
as respostas. Então, falem que estes tipos de crescimento não consegue medir,
mas é observado pelo comportamento da pessoa.
-
Falem: Então, vamos estudar sobre isto?
Por
Sulamita Macedo.
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