Jovens: Tempo
para todas as coisas
Lição 06: Recuperando
o tempo perdido
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem
o título da lição: Recuperando o tempo perdido.
- Depois, apliquem a dinâmica “Filho Pródigo”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Filho pródigo
Objetivo:
Introduzir
o estudo sobre o desperdício do tempo.
Material:
01
mochila
Dinheiro
fantasia
01
relógio
Procedimento:
-
Leiam com os alunos uma parte da parábola do filho pródigo, abaixo descrita:
“E
disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o
mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E
ele repartiu por eles a fazenda.
E,
poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra
longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
E,
havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a
padecer necessidades”(Lucas 15:11-14).
-
Depois, peçam para que eles apresentem uma encenação desta parte da parábola.
Eles deverão escolher 03 alunos para representar o pai e dois filhos e utilizar
os materiais descritos no item material.
Estipulem
um tempo para a organização da peça e também para a apresentação.
-
Para finalizar, falem sobre a atitude do filho da parábola e o resultado dessa
atitude, com relação ao desperdício do tempo, dinheiro, saúde, etc.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário