Jovens: Tempo
para todas as coisas
Lição 02: Preguiça,
desperdício de tempo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Coloquem no quadro ou cartolina, 01 figura de um bicho preguiça, 01 de formigas
trabalhando e 01 de despertador.
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Preguiça,
desperdício de tempo.
- Para introduzir o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “Observando as
formigas”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, falem(apontando para as 3 figuras colocadas no quadro no início
da aula: Que nesta aula, o despertador fique ligado para a preguiça sair e a
formiga servir de exemplo e ação na vida de vocês.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Observando as formigas
Objetivo:
Observar
o exemplo das formigas quanto ao combate da preguiça e seus malefícios.
Material:
03
cópias da fábula “A Cigarra e a Formiga”.
Procedimento:
-
Falem: Vocês já observaram como trabalham as formigas?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, falem: Vamos fazer uma encenação
da fábula “A Cigarra e a Formiga”.
-
Falem: 01 aluno será o narrador e 02 alunos vão representar a cigarra e a
formiga.
A Cigarra e a Formiga
Num dia de quente de verão, uma alegre cigarra
estava a cantar e a tocar o seu violão, com todo o entusiasmo. Ela viu uma
formiga a passar, concentrada na sua grande labuta diária que consistia em
guardar comida para o inverno.
- Dona Formiga, venha e cante comigo, em vez de
trabalhar tão arduamente.
Desafiou a
cigarra:
- Vamos nos divertir.
-Tenho de guardar comida para o Inverno, respondeu
a formiga, sem parar, e aconselho-a a fazer o mesmo.
- Não se preocupe com o inverno, está ainda muito
longe, disse a outra.
Despreocupadamente, a cigarra falou:
- Como vê, comida não falta.
Mas, a formiga não quis ouvir e continuou a sua
labuta. Os meses passaram e o tempo arrefeceu cada vez mais, até que toda a natureza
em redor ficou coberta com um espesso manto branco de neve.
Chegou o inverno. A cigarra, esfomeada e enregelada,
foi a casa da formiga e implorou humildemente por algo para comer.
Se você tivesse ouvido o meu conselho no verão, não
estaria agora tão desesperada, ralhou a formiga.
E dizendo isto, fechou a porta, deixando a cigarra
entregue à sua sorte.
Moral
da história: Não pense só em diversão. Trabalhe e pense no futuro. É melhor estar preparado para os dias de
necessidade.
Fábula
de Esopo.
-
Depois da encenação, perguntem:
Qual
relação há entre a fábula e o tema da aula: Preguiça, desperdício de tempo?
Aguardem
as repostas.
-
Falem: Na Bíblia, encontramos uma advertência para os preguiçosos, quando o
escritor de Provérbios falou sobre a formiga.
O
que a Bíblia fala sobre isto?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, peçam para que um aluno leia Provérbios 6. 6 a 10.
“Vai
ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois
ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na
sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando
te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco
a repousar de braços cruzados.”(Provérbios 6:6-10).
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário