Juvenis – Currículo do Ano 3: Avivamento para a Juventude
Lição 03: Raízes
de Avivamento na História da Igreja
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe
a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Raízes de Avivamento na
História da Igreja.
- Introduzam o tema da aula, utilizando a dinâmica “Raízes do
avivamento”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Raízes
do avivamento
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o legado do avivamento
na Inglaterra e na Alemanha.
Material:
01 mapa múndi
02 nomes digitados: Puritanos e Pietistas
Procedimento:
- Coloquem o mapa sobre uma mesa.
- Peçam para que os alunos procurem no mapa a
Inglaterra e a Alemanha.
- Falem: Nestes dois lugares encontram-se as raízes
do avivamento.
- Apontando para estes países, falem: Na
Inglaterra, encontramos os Puritanos; na Alemanha, os Pietistas.
- Então, coloquem os nomes Puritanos e Pietistas
sobre o país a que se refere.
- Depois, falem: E é sobre eles que vamos estudar
na aula de hoje.
- Em seguida, comecem a trabalhar o conteúdo da
lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário