Juvenis – Currículo do Ano 3: Avivamento para a Juventude
Lição 05:
Despertamentos Espirituais Norte-Americanos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe
a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Despertamentos Espirituais
Norte-Americanos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Para exemplificar sobre a pregação da Palavra de Deus, a
semente, apliquem a dinâmica “Mais doce
que o mel”.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mais
doce que o mel
Objetivo: Refletir sobre o tipo de coração que está sendo
lançado o ensino da Palavra de Deus.
Material:
Desenho de um caminho com aves, pedras e figura de
sol, espinhos, terra fértil e sementes.
Figuras das 4 situações apresentadas na parábola do
Semeador.
01 figura de coração
01 sachê de mel ou bala de mel
Procedimento:
- Leiam a parábola do semeador – Mt 13. 3 a 8.
À medida que a leitura for efetuada, vocês apresentam
figuras que dizem respeito as 4 situações da parábola(semelhante a esta ao
lado).
Se preferir, vocês podem utilizar material, como:
desenho de um caminho com aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil
e sementes.
- Dividam a turma em 04 grupos e passem o material
ou a figura referente a cada situação (uma para cada grupo).
- Orientem para que cada grupo reflita sobre a
situação da parábola, associando-a ao ensino da Palavra de Deus nos dias
atuais.
- Em seguida, os grupos devem apresentar o
resultado de forma objetiva.
- Apresentem a figura do coração e falem: Que o
nosso coração esteja com solo preparado e fértil para receber a semente que é a
Palavra de Deus.
- Depois, leiam Sl 119.103: “Oh! Quão doces são as
tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca”.
- Para finalizar, entreguem para cada aluno 01
sachê de mel ou bala de mel.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário